10 out 6 dicas infalíveis para falar em público

Do início ao fim da faculdade, não faltam oportunidades e exigências para o aluno falar em público. Se você é representante de classe ou tem vontade de ser o orador da turma na colação de grau ou, simplesmente, deseja se sair bem no curso, saber se comunicar é fundamental. A vida acadêmica exige uma série de apresentações de trabalhos, seminários, discussões e até discursos. Por isso, vale muito a pena aprender as regras básicas de oratória, para se comunicar de forma eficiente e atrair a atenção da plateia. Edmar Oneda, fundador do IDHEO e professor de cursos de comunicação verbal, dá dicas para você arrasar na hora de falar em público. Confira:

 

Haja Naturalmente“Aja naturalmente”

1- Use a naturalidade a seu favor

Em uma reunião, palestra ou apresentação, procure ser sempre natural. Use, na medida certa, a sua espontaneidade. Essa atitude gera credibilidade, pois as pessoas sentem que você está sendo autêntico, verdadeiro. E, muito importante, você fica mais seguro porque está sendo você mesmo, sem representar um papel.

 

 

Confiança

Mostre que você sabe se portar em frente a plateia e ganhe a confiança do público

2- Fique atento à postura, mostre confiança

Em uma apresentação ou palestra, procure estar no centro do palco ou da sala de aula. Mantenha a postura ereta, a cabeça levemente inclinada para baixo e as pernas ligeiramente abertas – o recomendado é deixá-las alinhadas com o quadril. Posicione as mãos sempre na altura do umbigo e prontas para criar movimentos harmônicos junto com a fala; em algum momento podem ficar uma sobre a outra em posição de descanso. Uma sugestão é treinar sozinho e depois com um amigo ou familiar.

 

 

Contato visual matadorBOOM! E a plateia é sua.

3- Faça contato visual com o público

O contato visual demonstra interesse pelos interlocutores, reforça a comunicação e prende a atenção. Mesmo que haja um número grande de pessoas te assistindo, divida o olhar em blocos: olhe para o fundo, para os lados, como se estivesse conversando com cada um dos ouvintes. E saiba: manter um contato visual acalma e gera conexão com a audiência.

 

 

 
Surpreenda o auditório com uma apresentação impecável

4- Prepare-se bem para falar

Busque informações, dados e exemplos que ajudem a ilustrar e simplificar o assunto abordado. Torne a sua apresentação memorável, que toque quem está ouvindo. Quando nos preparamos para falar, significa que estamos prontos para tornar o assunto comum à maioria das pessoas.

 

RoteiroUm roteiro é sempre uma mão na roda para evitar o famoso “branco”

5- Faça um roteiro da apresentação

Não conte apenas com o recurso do data show e com a sua memória. Não há nenhum problema em levar um roteiro para ter em mãos. A partir da apresentação no Power Point, ordene em tópicos os assuntos que serão abordados e complemente com as anotações que julgar necessárias para explicar o conteúdo de cada slide. Nesse roteiro, procure reunir os dados mais importantes para se sentir seguro. Dessa forma, você estará mais tranquilo e bem preparado para falar em público.

 

 Sorria!

 

6- Seja bem humorado

Sorria ao longo de sua apresentação. Mostre uma simpatia verdadeira – essa talvez seja a regra de ouro quando for falar em público. Uma boa estratégia é usar slides que contenham algo engraçado, porém, leve. Mas muito cuidado: é fundamental que essa graça tenha total relação com a sua apresentação. Quando demonstramos um humor genuíno, sem forçar a barra, ganhamos a atenção, o respeito e a admiração dos ouvintes. E mais: se algo sair errado – o que não é um problema! –, é nessa hora que a naturalidade entra em cena e, é claro, com um toque de humor.

Agora que aprendeu essas dicas, que tal conferir qual o Juramente Oficial do seu curso? CLIQUE AQUI e descubra.

 


Conteúdo desenvolvido pelo Grupo Promove – Empresa de Formatura Rio de Janeiro. 
A reprodução integral ou parcial só é permitida com o devido crédito.
Sem comentários

Publicar um comentário

Navegação