24 out Bacharelado, licenciatura ou tecnológico: qual é a titulação do seu curso superior?

MindblowMas não é tudo a mesma coisa? Não!

 

Direito, medicina, pedagogia, matemática… Você sabe qual será a titulação do curso superior que escolheu? No Brasil, há três tipos de diploma: bacharel, licenciado e tecnólogo. Por isso, é importante você saber o que cada um significa. Neste post, explicamos o que é bacharelado, licenciatura ou tecnológico e tudo o que a sua titulação universitária lhe proporcionará. Confira.

 

 

OfficeAquele que manja dos “paranauês”

Bacharel, o profissional que conhece os fundamentos

O curso de bacharelado forma profissionais com sólidos e abrangentes conhecimentos sobre os fundamentos de uma profissão, conferindo ao formando o grau de bacharel. O aluno terá ótima base teórica e científica, tornando-se um profissional capaz de atuar em diversos setores do mercado de trabalho, como comércio, agropecuária, indústria e serviços.

Duração da graduação: de 4 a 6 anos

Os bacharelados mais procurados: Direito, Psicologia, Medicina, Administração, Enfermagem, Engenharia Civil e Educação Física (também pode ser licenciatura).

 

 

ProfessorO “mestre”

Licenciado, o profissional que ama ensinar

A licenciatura permite aos formados o exercício do magistério, lecionar para o Ensino Fundamental ou Médio. De modo geral, na grade curricular dos cursos de licenciatura se encontram disciplinas ligadas à pedagogia e didática. Em algumas instituições de ensino, licenciatura possui a mesma base do bacharelado. Nesse caso, em determinado momento do curso, o graduando terá que escolher entre se formar como bacharel ou, se optar pela licenciatura, cursar as disciplinas específicas.

É importante frisar que, para escolher a licenciatura, é preciso ter aptidão para ensinar, gostar verdadeiramente de dar aulas. Caso haja interesse no aprofundamento de determinado campo do conhecimento e estudos educacionais, mas sem dar aulas, sugere-se optar pelo bacharelado. Quem ama história, mas não quer lecionar, poderá se formar como bacharel para atuar, por exemplo, em museus e centros de documentação, em serviços de comunicação social e organização de arquivos.

Duração: 4 anos

Os cursos de licenciatura mais procurados: Ciências Biológicas, Matemática, Química, Geografia, História e Física.

 

 

 
Quem bota as coisas na ordem

Tecnólogo, o profissional focado no mercado

A graduação tecnológica é mais voltada para as demandas do mercado de trabalho, ou seja, oferece conhecimento mais específico e prático em determinado conhecimento, por isso é mais curta. O profissional tecnólogo possui a mesma formação superior de quem optou pelo bacharelado ou licenciatura. A diferença está na estrutura curricular, uma vez que os cursos tecnológicos são menos abrangentes. É importante não confundi-lo com os cursos técnicos, pois esses são profissionalizantes, ou seja, não são considerados cursos de graduação superior.

São cursos indicados a quem quer atender uma necessidade específica do mercado e possuir expertise nisso, de forma mais rápida e objetiva. São pessoas que abrem mão, por exemplo, do Jornalismo para estudar e se aprofundar em Fotografia.

Duração: de 2 a 3 anos

Os cursos tecnólogos mais procurados: Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, Gestão Comercial, Tecnologia em Agro Negócio, Comércio Exterior e Tecnologia em Eletrônica.

 

E agora?

Sabemos que muitas dúvidas ainda podem surgir. Por exemplo: escolher um curso que ofereça maior estabilidade e rentabilidade? Fazer algo que realmente amo? Decidir por uma área do conhecimento que me desperta curiosidade?

São muitas considerações e nem sempre conseguimos a resposta que atenda a todas as possibilidades. Quase sempre teremos que escolher por um único caminho. O mais importante, no entanto, é saber que essa trilha não pode ser transferida a outras pessoas. Esse é o grande barato da vida, ela é sua e de mais ninguém. Caminhe com segurança!

Bacharelado, licenciatura ou tecnólogo? Seja qual for o título, escolha o curso que tem a ver com o seu propósito de vida.

 

Dica: Quer aprender a conciliar a faculdade com o trabalho/estágio? A gente sabe o quanto é difícil e CLICANDO AQUI você vai encontrar dicas para sobreviver a este momento da vida.

 


Conteúdo desenvolvido pelo Grupo Promove – Empresa de Formatura Rio de Janeiro. 
A reprodução integral ou parcial só é permitida com o devido crédito.
Sem comentários

Publicar um comentário

Navegação