10 dicas para fazer uma boa prova

14 jun 10 dicas para fazer uma boa prova

Novos episódios daquela série favorita.

Lançamento do álbum do seu cantor(a) favorito(a).

Aquele show tão esperado.

Amigos chamando pro rolê.

Redes socias bombando.

 

O dia da prova está chegando, o que fazer? Vale a pena estudar um dia antes? A gente sabe o quanto é difícil conciliar os estudos com a vida social e que, acabamos cedendo a essas influências que consequentemente toma uma boa parte do nosso tempo. O sono é um fator muito importante, é essencial que você consiga dormir bem antes da prova, ir virado de um dia para o outro coloca tudo a perder. Sabendo disso, iremos te ajudar com 10 dicas que vão fazer a diferença e te deixar seguro no dia da prova.

 

 

1 – Não se mate de estudar antes de uma prova

Neurocientistas da Carnegie Mellon University Realizaram uma descoberta que revela  que estudar antes da prova atrapalha todo o aprendizado, de acordo com a Dra. Alison L. Barth:

“Com base em nossos dados, as sinapses que foram recentemente reforçadas são peculiarmente vulneráveis, mais estímulo pode realmente acabar com os efeitos de aprendizagem. “

É basicamente como, se você em um dia de academia quisesse se tornar uma pessoa musculosa, não é assim que funciona, é necessário se dedicar aos treinos para alcançar este objetivo.

 

2 – Lugar adequado

É importante que o ambiente seja calmo. Um lugar barulhento e agitado pode atrapalhar na concentração, fazendo com que o conteúdo não seja absorvido corretamente. É importante manter o ambiente iluminado para não causar sono. Se possível, mudar de ambiente também ajuda a não deixar o estudo monótono.

 

3 Relembre

Alguns estudos mostram que ler e reler não ajudam tanto na hora de estudar, o mais adequado após a leitura é fechar o livro e recitar tudo que conseguir lembrar, desta forma praticando a memorização da leitura.

 

4  Alimentação

É importante que você tenha uma alimentação balanceada que lhe forneça vitaminas. Evite comidas pesadas, gordurosas, que levam maior tempo para digestão. Alimentos indicados para memória e concentração são os que possuem vitamina C, complexo B e ômega 3, os cereais integrais também são indicados por fornecer uma quantidade adequada de glicose, que vai sendo liberada lentamente para o seu organismo, fornecendo mais concentração.

 

5 Relaxe

Se possível tire um dia de folga antes da prova, o estresse prejudica a concentração. Então aproveite para fazer tudo que você gosta e estar na companhia das pessoas que você ama.

 

6 –   Seja o “professor”

Praticar o que você estudou como se tivesse ensinando alguém ajuda no seu aprendizado. Então pegue o conteúdo estudado e pratique.

 

7 – Horário

Procure chegar uma hora antes da prova, isso evita que você fique aflito, com medo de se atrasar e estressado. Tranquilidade é fundamental para se sair bem numa prova.

 

8 – Preparação Mental

Uma forma bem eficaz é a repetição de mantras, repetir frases ou palavras para si mesmo ajuda a deixar a mente mais calma, é uma forma de condicionar sua mente a coisas boas, dessa forma deixando pensamentos ruins e estressantes para trás. Uma das dicas que dou para você são os mantras do William Douglas. Esses mantras são exclusivos para quem está se preparando para provas e concursos.

 

9 – Grife ou Destaque

Nem tudo que o professor falar vai cair na prova, por isso cabe a você destacar as palavras mais importantes e assim focar esses esforços nos pontos de destaque para memorizar com mais facilidade. Então faça anotações, organize da melhor forma, com ideias centrais ligando todos os seus destaques, organizando o tema da melhor forma possível.

 

10 – Revise

Antes da prova de uma olhada em todo o material que você construiu, dessa forma você vai se lembrar de toda a produção e reavivar na sua memória todo o conteúdo.

 

Agora é aproveitar as dicas e ter uma ótima prova!

Procurando estágio? dúvidas em como montar um currículo atraente? Veja aqui as nossas dicas! Clique aqui