14 set 10 dicas para poupar e participar da Formatura sem fazer dívidas

PreocupaçãoVocê não consegue dormir só de lembrar da sua vida financeira? Relaxa… É normal.

 
Mesada, salário de estagiário, mensalidade da faculdade, transporte… A vida financeira do universitário nem sempre é tranquila e equilibrada – o que pode atrapalhar a realização de sonhos como participar da festa de formatura e da colação de grau. Como nessa fase da vida, geralmente, o estudante ainda não se estabeleceu no mercado de trabalho, os ganhos costumam ser baixos e fica difícil economizar para criar uma reserva de dinheiro. Mas isso não é impossível. Poupar, garantem os especialistas, é uma questão de foco, informação e planejamento.
 

SurpresoA gente vai te ajudar, ok? Se prepare!

Confira algumas dicas espertas que vão te ajudar a economizar uma boa grana e ficar em paz com o bolso. Bora realizar sonhos? Então, anota tudo!
1- Crie uma planilha para organizar seu orçamento para a Formatura 
Dez entre dez consultores financeiros batem nessa tecla! Segundo Gustavo Cerbasi, fera nesse tema e autor, entre outros livros, de “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos” (Sextante), o planejamento das finanças começa com um bom controle do orçamento. Basta listar todos os gastos fixos que fazem parte da sua vida, em uma planilha do Excel ou mesmo à mão, num caderno. Essa visão do todo é o primeiro passo para identificar onde alguns cortes podem ser feitos para que você comece a fazer uma reserva para o grande dia da Formatura.
Clique aqui e baixe uma planilha de orçamento!
 



ContasÉ fácil? Não. Mas é possível e bem mais econômico que se entupir de juros.

2- Pague todas as contas no prazo
O orçamento bem organizado vai te ajudar a manter as contas em dia. Evite atrasos para não precisar encarar os temidos juros, que, certamente, vão doer no bolso.
 
 

MasterChefCom essa dica você ainda pode treinar pro MasterChef. Que tal?

3- Pense duas vezes antes de comer fora!
Se você colocar na ponta do lápis, vai ver como as refeições feitas fora de casa comprometem o orçamento. Então, é hora de unir o útil ao agradável: faça comida em casa para economizar e pegue gosto pela cozinha até se tornar (quem sabe?) o novo Masterchef!
 
 

Você não precisa comprar todos os livros…

4- Compartilhe os livros
A bibliografia de grande parte dos cursos universitários é extensa. Por isso, vale a pena emprestar livros de colegas ou comprar exemplares usados. Pesquise em sites especializados e com colegas dos períodos à sua frente.
 
 
5- Busque bolsas de estudo
As bolsas de estudo podem garantir uma economia significativa no seu orçamento mensal. Não por acaso, muitas delas são bem concorridas. Vá atrás das opções e se prepare para conquistar esse benefício.
 
 


Ele não morde!

6- Converse com o gerente do seu banco
Em geral, as pessoas não conseguem as melhores condições junto aos bancos porque não vão atrás. Vale a pena conversar com o gerente da sua conta. Alguns bancos dispõem de planos e descontos interessantes em seus serviços para quem é universitário.
 
 

Queimando dinheiroCalcule os pequenos gastos desnecessários e você verá que no fim do mês você queimou boa parte do dinheiro

7- Descubra as pequenas coisas em você gasta o seu dinheiro todos os dias
Pode ser o cafezinho depois do almoço, o pão de queijo no lanche… São pequenos gastos desnecessários, e feitos diariamente, capazes de causar um rombo no seu bolso. Faça as contas e veja que as suas moedas que pagam o lanchinho de cada dia chegam a somar uns R$ 100,00 no final do mês.
 
 


“Eu sou o presente.”

8- Seja criativo na hora de presentear
Uma forma de economizar em presentes para pais, namorada(o) e amigos é fazê-los com as próprias mãos. Pode ser um bolo caprichado, um álbum de fotos com frases criativas escritas à mão… Solte a sua imaginação! Algo realizado por você, com certeza, vai significar muito mais para a pessoa querida do que um mimo comprado pronto.
 
 

Vamos combinar que uma boa noite de sono pode ser bem melhor que uma balada de vez em quando.

9- Segure a onda nas baladas
A gente sabe como as festas universitárias são incríveis, mas é fato que elas são responsáveis por comprometer as contas de muitos estudantes. Que tal ir somente naquelas realmente imperdíveis e aproveitar outros momentos para curtir com os amigos em reuniões caseiras?
 
 

Sua faculdade está cheia de coisas interessantes para participar. Já pesquisou?

10- Aproveite a programação da universidade
As faculdades costumam organizar uma série de atividades gratuitas como cursos, workshops, palestras, shows e peças de teatro. Vale a pena ficar de olho! Você e seus colegas se divertem e ampliam ainda mais o conhecimento.
 
 
E aí, você já está fazendo a sua poupança para a formatura? Tem alguma outra dica bacana? Conta pra gente aí embaixo, na área dos comentários!
 


Conteúdo desenvolvido pelo Grupo Promove – Empresa de Formatura Rio de Janeiro. 
A reprodução integral ou parcial só é permitida com o devido crédito.