16 abr 5 dicas para conseguir aumento salarial no início da carreira

O início da carreira é uma importante (e muitas vezes decisiva) fase de afirmação profissional. Os jovens devem buscar seu espaço em mercados concorridos e se desenvolver gradativamente. E, devido à pouca experiência, os salários costumam não ser exatamente satisfatórios no começo. Porém, existem caminhos para subir alguns degraus mais rapidamente. No post de hoje, vamos dar dicas para lhe ajudar a conquistar um aumento salarial no início da carreira.

 

salarioInfelizmente a realidade do recém formado não é essa

 

A primeira pergunta a ser respondida quando você pensar em pedir um aumento salarial é: o que a empresa tem a ganhar com isso? Por mais cruel que isso possa parecer, o pragmatismo é um importante aliado nesse tipo de questão. A seguir, confira cinco estratégias para você colocar em ação na busca por um aumento salarial.

 

CurrículoUm currículo recheado é muito mais valorizado pelos contratadores

1 Qualifique seu currículo

Se há uma dica que não sai de moda, é procurar qualificação e jamais se acomodar. Concluir a graduação já coloca você em uma faixa salarial mais interessante, porém existem várias maneiras de evoluir.

Cursos de pós-graduação e programas de mestrado e doutorado são recomendados para quaisquer áreas de conhecimento. Ter esses diplomas no currículo ajuda não apenas a pleitear um aumento salarial, mas também contribui para estabelecer o profissional no mercado.

Mestrado, doutorado e outras pós-graduações levam o estudante a se especializar em determinado nicho dentro de sua área de atuação. Com isso, você passa a ter mais diferenciais para justificar uma valorização de salário.

 

GráficoPlaneje sua vida profissional a pequeno e longo prazo

2 Monte um plano de crescimento

Quais são os próximos passos que você pretende dar em sua carreira? Provavelmente, você já ouviu essa pergunta ou alguma variação dela em entrevistas de emprego. Profissionais que vislumbram um aumento salarial têm de justificar o investimento que a empresa terá de fazer. Seja transparente ao conversar com seu chefe a respeito de suas aspirações. Assumir mais responsabilidades certamente lhe ajudará a conquistar o aumento desejado.

Leia também: Comece agora a planejar sua vida depois da formatura

 

TrabalhoNão vale se comparar ao coleguinha de trabalho

3 Evite se comparar aos colegas

Uma razão para muitos profissionais pedirem um reajuste salarial é perceber que alguns colegas ganham mais do que eles. Esse motivo tem fundamento e pode ser o que levará você a pedir um aumento. Mas isso não deve ser dito abertamente a seu chefe.

O pedido de valorização tem muito mais força quando o profissional se preocupa em ressaltar as próprias qualidades. Procure apresentar os resultados que você tem trazido à empresa em vez de dizer que fulano ganha mais e faz menos.

 

inteligênciaAproveite e pense muito bem antes de apresentar as razões para o aumento

4 Negocie com inteligência

Imagine que seu salário atual está na faixa dos dois mil reais. Se, de um dia para o outro, você pedir para dobrar seus rendimentos, provavelmente seu chefe não lhe dará ouvidos.

Pedir um aumento salarial é algo a ser feito com inteligência. A revisão de seus ganhos mensais deve ser pensada de forma percentual. Ainda no exemplo acima, um ajuste de 15% poderia ser considerado mais seriamente pela empresa. Nesse caso, o salário saltaria para 2.300 reais.

 

PalestraConhecimento também é valioso

5 Considere formas alternativas de remuneração

Sabemos bem que, embora dê sinais de melhora, a economia brasileira tem patinado nos últimos anos. O cenário não é exatamente o mais animador para quem deseja um aumento salarial. Caso sua tentativa seja mal sucedida em um primeiro momento, considere outras formas de remuneração.

A empresa pode, por exemplo, financiar parte de um curso de pós-graduação para você. Essa alternativa beneficia a todos, pois desenvolve o profissional e o capacita para gerar mais valor à empresa. A participação em palestras, eventos e feiras também pode ser uma boa opção que, no mínimo, lhe trará mais conhecimento.

Portanto, tenha em mente que é preciso fazer por merecer para ganhar mais. E mais: quando o assunto é aumento salarial, nem sempre querer é poder. Mas seguir as dicas apresentadas nesse post aumentará suas chances de êxito, pois depende basicamente de você. Que tal uma dica bônus? Entenda a importância do autoconhecimento na vida profissional.