5 dicas para ficar tranquilo com seu TCC

29 nov 5 dicas para ficar tranquilo com seu TCC

Final de semestre é sempre uma correria, né? A pressão das provas finais, festividades e, em muitos casos, alta demanda no trabalho, contribuem para o aumento do estresse e, com isso,  o medo em falharmos no momento mais importante do ano: a apresentação do trabalho de conclusão de curso.

Calma, respira fundo porque tudo vai dar certo, ainda mais se você colar aqui com a gente e pegar as 5 dicas que preparamos para facilitar a sua vida e a apresentação do seu TCC.

Lazer

Disciplina também inclui o lazer, sabia? Não deixe de passar tempo com as pessoas que você ama e muito menos deixe de fazer as coisas que você gosta! Reservar esses momentos para diversão e descanso amenizam a pressão e te deixam com mais disposição para retomar o trabalho.
O segredo é você não exagerar! E isso vale para o trabalho e para a descontração.

Hábito
Você sabia que é possível treinar o cérebro e criar hábitos? Diversos estudos apontam que nossa mente pode ser condicionada a desenvolver rotinas saudáveis através de objetivos se encararmos o processo como um caminho para uma recompensa. E tem recompensa melhor do que se graduar após anos de esforço?

Treino

Mantenha a leitura do seu próprio texto atualizada e apresente seu trabalho a seus amigos. Faça da apresentação um hábito. Seu conhecimento vem da sua experiência, e é dessa experiência que você precisa para falar do seu tema com tranquilidade! Então bora treinar!

Surgiu a curiosidade sobre os estudos que podem te ajudar a entender como nosso cérebro funciona em relação a hábitos? Confere esse livro aqui.

Apresentação
A simplicidade dos slides pode ser um coringa! Faça uma apresentação caprichada, com palavras-chaves que facilitem e conduzam a sua fala. Se você tiver seu trabalho na ponta da língua, não precisará encher um PPT ou PDF com textos maçantes! Aqui você pode conferir dicas de como diagramar o seu trabalho e impressionar a sua banca!

Saúde mental
Se tem algo que precisa estar melhor do que a sua apresentação, é a sua cabeça. E é por isso que cuidar da sua saúde mental deve ser a sua prioridade! A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou neste ano (2018) um estudo em que aponta o Brasil como o líder de casos de depressão na América Latina. São 5.8% da população! Se você acha que a sua angústia e ansiedade estão tomando grandes proporções então nada de fazer pouco caso ou deixar para investigar a possibilidade de um diagnóstico!
Final de semestre e final de faculdade são desgastantes e você pode precisar de auxílio psicológico. Invista (e não estamos falando apenas de dinheiro, mas de tempo) em sua saúde mental. Facilite para você esse período conturbado: nada como estar de boas no dia da sua apresentação!

P.S.: muitas universidades oferecem auxílio psicológico gratuito aos alunos, informe-se!

Depois de seguir essas dicas temos certeza de que você vai arrasar! E falamos isso com tranquilidade.