22 nov ENADE 2023: exame de desempenho universitário será dia 26 de novembro
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) será aplicado no próximo domingo, 26 de novembro, para estudantes de mais de 20 cursos de graduação de ensinos público e privado de todo o Brasil. O intuito é de, em formato de amostra, mapear os dados e cenário do ensino superior do país.
Ao todo, são 408.037 inscritos em 2023. Até o início da semana (20), cerca de 84,19% dos examinados preencheram o questionário informativo obrigatório pré-prova, que visa caracterizar o perfil dos estudantes, como o seu contexto de formação. Isso significa que mais de 63 mil participantes ainda não concluíram a etapa, que precisa ser concluída até o dia 25 de novembro. Além do questionário, os alunos já podem conhecer o local de prova – ambos através do sistema do Enade.
O Inep recomenda que os estudantes levem o Cartão de Confirmação de Inscrição no dia da avaliação para validação dos dados e informações. Ele, porém, não é obrigatório para fazer a prova. É indispensável apenas um documento original de identidade com foto e uma caneta esferográfica fabricada em material transparente de tinta preta.
Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados, pontualmente, às 13h. O tempo mínimo de permanência na sala de prova será de duas horas – antes era de uma hora.
O exame será composto por questões objetivas e discursivas sendo:
Parte de formação geral: 10 questões (nove questões objetivas, envolvendo situações-problema e estudos de casos e uma discursiva).
Componente Específico de cada Área de Avaliação: 30 questões (uma discursiva e 29 questões objetivas).
Segundo o edital, o resultado do Enade 2023 deve sair no dia 10 de setembro de 2024 a partir da média ponderada entre as notas de Formação Geral, com peso de 25%, e de Componente Específico, com peso de 75%.