15 fev A importância do autoconhecimento na vida profissional

ConhecimentoO autoconhecimento é o caminho para o sucesso.

 

Conhecer a si mesmo é um dos principais caminhos para o desenvolvimento pessoal. Mas o autoconhecimento também traz enormes benefícios à vida profissional. Ter plena consciência do seu perfil permite que você se insira com mais sabedoria, e segurança, no mercado de trabalho.

Quer entender melhor por que o autoconhecimento na vida profissional é tão importante? A seguir, vamos mostrar as principais vantagens em se conhecer. Vale lembrar que a fase universitária é de afirmação e evolução, por isso aqueles que olham para dentro de si podem avançar algumas casas.

 

FraquezasTrabalhe suas fraquezas.

 

Pontos fortes e pontos fracos

O autoconhecimento é a chave para enxergar nossas virtudes e defeitos. Nos entender com profundidade traz uma grande vantagem, pois ficamos aptos a trabalhar melhor sobre nossos defeitos para corrigi-los ou atenuá-los. Além disso, as virtudes também podem ser aperfeiçoadas para que se tornem um verdadeiro cartão de visitas.

 

Trabalho

 

O autoconhecimento no ambiente de trabalho

A faculdade nos dá um norte sobre a carreira que vamos trilhar a partir do primeiro estágio. No entanto, existe uma variedade de funções em cada área e os jovens costumam ter dúvidas de qual caminho seguir. Praticar o autoconhecimento ajuda a traçar o estilo de trabalho de cada um, algo relacionado não apenas à função desempenhada, mas ao método de trabalho. Você pode identificar, por exemplo, que rende melhor à tarde do que pela manhã e adequar sua rotina para se tornar mais produtivo.

 

FormulaNem sempre as fórmulas “certas” funcionam.

Fórmulas genéricas não são eficientes

Quando alguém oferecer a você a “fórmula para o sucesso”, desconfie. Esse tipo de receita de bolo não costuma dar certo, pois desconsidera as particularidades das pessoas. O primeiro passo é conhecer a si mesmo e traçar um plano de ação adequado às características que você tem. Pense nisso como um DNA, alguém pode até ser parecido com você, mas cada um é totalmente singular. Portanto, encontrar a sua própria fórmula pode levar ao sucesso mais rapidamente.

 

RelógioSaiba organizar seus horários.

 

Senhor do tempo

Como você lida com o tempo? Está sempre atrasado para os compromissos? Deixa tudo para a última hora ou sabe se planejar bem? Essas e outras perguntas podem ser respondidas após um exercício de autoconhecimento. Quando você compreende bem como lida com o tempo, pode aprimorar isso de forma eficaz. O impacto positivo será imediato, pois sabemos bem como a rotina universitária é corrida.

Jovens que se conhecem na relação com o tempo passam a lidar melhor com prazos e conseguem encaixar mais eventos sociais em seu dia a dia.

 

 

conhecimento

 

Muito além do trabalho

Buscar o autoconhecimento rende frutos no campo profissional, mas seu efeito positivo vai muito além. Compreender a si mesmo possibilita uma inserção mais adequada em círculos sociais e nos leva a fazer escolhas afetivas mais sábias. Ao refletir sobre si mesmo, você entende melhor quem é, o que deseja da vida e pode planejar como chegar lá. Saber isso lhe ajudará a tomar decisões melhores em todas as áreas da vida. Procure se perguntar sempre, pois estamos sempre mudando: O que mais valorizo nas outras pessoas? Quais são minhas principais fraquezas? Quais são meus pontos fortes? Tenho perfil para trabalhar sob pressão? O que valorizo em um emprego?

Mas o autoquestionamento não para aí. Tá esperando o que para investir em você mesmo conhecendo-se bem? Vamos deixar duas sugestões de testes de personalidade, gratuitos, que você pode fazer online, para lhe ajudar nessa importante jornada do autoconhecimento: Inspiira e Na Prática. Vale a pena investir nesse tema!