04 maio Brasil tem novo Ministro da Educação: qual é a missão de Victor Godoy?
O Brasil fechou o mês de março sem um Ministro da Educação, após a saída de Milton Ribeiro. Mas, um mês depois, fecha abril com um novo nome efetivado: Victor Godoy. Ele se torna o braço direito do Governo Federal na elaboração e execução da Política Nacional de Educação (PNE), responsável por todo o sistema educacional brasileiro, do infantil ao profissionalizante.
Fica a seu critério se acha nova ou antiga a criação de uma instituição voltada à Educação, mas ela veio da década de 1930, com a chegada de Getúlio Vargas à Presidência da República. Acredite se quiser, mas até a Constituição de 1934 a educação não era reconhecida como um direito de todos. De sua criação aos tempos atuais, ela passou por várias formas e títulos diferentes, dividindo pasta com outras demandas sociais, como a Saúde e Cultura, e ganhando espaço exclusivo, em 1995, no governo de Fernando Henrique Cardoso.
Segundo o próprio MEC, “É nessa trajetória de quase 80 anos que o Ministério da Educação busca promover ensino de qualidade. Com o lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), em 2007, o MEC vem reforçar uma visão sistêmica da educação, com ações integradas e sem disputas de espaços e financiamentos. No PDE, investir na educação básica significa investir na educação profissional e na educação superior”.
Fato é que, se você chegou até aqui, lendo esse texto, é porque o Ministério da Educação já passou por sua vida. E, melhor: se você chegou até aqui por saber que a Promove é uma empresa que trabalha na formação universitária, você é uma cidadã atuante da pasta que agora é de responsabilidade de Victor Godoy. Ele é o quinto a ocupar o cargo no atual governo e exercia, desde julho de 2020, a secretaria-executiva da Educação. Agora, entre outros serviços, ele comandará programas como o ENEM, FIES, ProUni, Pronatec e Sisu.
Uma das premissas e apelos do MEC fala sobre a participação de todos na educação brasileira: “A construção dessa unidade só será possível com a participação conjunta da sociedade. Com o envolvimento de pais, alunos, professores e gestores, a educação se tornará um compromisso e uma conquista de todos.”
Então, fique atento aos nossos conteúdos. Aqui você se atualiza, se informa, aprende e, claro, tem espaço para troca de ideias com quem, assim como você, está ligado à Educação.