Quem é quem na colação de grau

12 set Quem é quem na colação de grau

A colação de grau marca uma conquista muito importante na vida de qualquer estudante universitário. Todas as homenagens são mais do que merecidas neste momento, por isso a esse evento reconhece a participação e o empenho de cada um durante os anos de faculdade – desde alunos até professores e outros funcionários da instituição de ensino.

Para você já ficar a par dos detalhes da cerimônia, preparamos um guia rápido com a lista de homenageados e suas respectivas participações durante a colação de grau. Confira!

 

Diretor do departamento: pessoa responsável por presidir a mesa solene na colação de grau. Caso ele não possa comparecer, um diretor substituto é indicado. O presidente da mesa é responsável por abrir e fechar a cerimônia, além de ser a pessoa destacada para conceder grau acadêmico aos estudantes.

 

Patrono: professor escolhido pelos alunos por ter sobressaído em relação aos demais ao longo do curso. Trata-se de uma pessoa considerada pelos alunos referência em sua área de conhecimento.

 

Paraninfo: o paraninfo é como o padrinho da turma, pode ser um professor ou outro profissional. Ele funciona como um conselheiro aos formandos e faz um discurso durante a solenidade.

 

Nome da turma: embora não seja obrigatório, o nome da turma é uma figura relevante na colação de grau. Trata-se de alguém considerado ideal de profissional pelos alunos. A pessoa escolhida por ser alguém vivo ou não.

 

 

Aprenda mais sobre colação de grau com o Grupo Promove!

Que tal aprofundar ainda mais o conteúdo apresentado nesse artigo? Vale a pena conferir o e-book Guia Definitivo sobre a Colação de Grau, desenvolvido pelo Grupo Promove. Para fazer o download gratuito do material, basta clicar aqui.