02 mar Comece agora a planejar sua vida depois da Formatura

Graduação

 

Todos os jovens imaginam a cerimônia de colação de grau e a festa de formatura para simbolizar a conclusão de um ciclo. Mas, assim que esse rito de passagem acontece, um novo e importante capítulo se inicia na vida de cada um dos formandos. Bem que queríamos uma realidade diferente, mas o cenário aponta para mercados superconcorridos. Então, preparar-se nunca é demais. Daí, vale perguntar-se: o que vem depois da colação de grau? Existe vida depois da Formatura? Pense nisso desde já para que o próximo ciclo da sua vida também seja incrível.

Neste post, damos algumas dicas que vão lhe ajudar a se planejar para dar início, com força total, à carreira profissional depois da formatura. Aproveite que o ano está apenas começando e faça um planejamento de longo prazo – esse é, sem dúvida, um dos segredos do sucesso.

 

 

FeriasFérias são boas para curtir, mas também servem para se planejar

Use as férias com sabedoria

As férias de verão não servem apenas para planejar o Carnaval. Vale a pena dar um tempo na procura pelos melhores bloquinhos e se dedicar ao planejamento da carreira. Além de projetar o futuro, os períodos de recesso são boas oportunidades para outras iniciativas bacanas como cursos de curta duração, que têm um valor acessível e podem representar uma bela turbinada no currículo. Outra ideia é se aprofundar em algo específico da sua área de atuação. Criar um blog ou canal no YouTube pode ser uma forma de exercitar o que foi aprendido na faculdade.

 

 

EstudoAventure-se pelo mundo do conhecimento!

Explore áreas diferentes

Uma boa forma de começar a carreira com o pé direito é se focar em determinado aspecto ou função da área escolhida. Porém, fechar-se muito também não faz bem a ninguém. Encontrar o equilíbrio não tem grandes segredos, basta você arregaçar as mangas e explorar outros campos.

Quer ver um exemplo? O que impede você de estudar mais sobre finanças pessoais? Talvez não tenha qualquer relação com a profissão a ser seguida, mas os conhecimentos adquiridos podem ser úteis para o resto da vida. O mesmo vale para cursos focados em outras habilidades como liderança e programação de computadores. 

 

 

 

ProjeçãoJá parou pra pensar no futuro hoje?

Faça uma projeção bem completa

Um dos grandes clichês de entrevistas de emprego pode servir de inspiração para você começar um planejamento de longo prazo. Onde você se imagina daqui a 10 anos?

Essa pergunta, muitas vezes vista como piada, é bastante útil para quem busca projetar sua carreira com precisão. O pecado do clichê em questão é o prazo distante. Claro que tentar imaginar o panorama da sua carreira uma década à frente é importante, mas o jovem deve pavimentar o caminho até lá. E daqui a um ano? Ou mesmo daqui a um mês.

O planejamento da carreira deve incluir metas de curto, médio e longo prazos. Isso vai lhe ajudar a construir um caminho e consolidá-lo com o passar do tempo. Outra vantagem é a satisfação pessoal – que se traduz em motivação – adquirida com o cumprimento das metas.

E então, bora começar a planejar o que fazer depois da formatura? Aproveite também para saber mais sobre essa cerimônia tão importante baixando nosso e-book gratuito Guia Definitivo Sobre a Colação de Grau.