26 jul Como tirar boas fotos: 7 dicas para cliques nota 10

Somente no Instagram são postadas 80 milhões de fotos por dia. Porém, vamos combinar que nem sempre as imagens ficam tão bacanas, certo? Saber algumas regrinhas sobre como tirar boas fotos é fundamental, pois os filtros disponíveis nos aplicativos das redes sociais não farão milagre em todos os cliques.

 

Esse post tem selo de qualidade de fotografia do Grupo Promove.

 

Existem técnicas simples que podem ser utilizadas, inclusive por pessoas com pouca experiência em fotografia. Se você deseja saber como tirar boas fotos, e ganhar muitas curtidas, vale conferir nossas sete dicas.

 

 

Luz

1- Busque o equilíbrio na iluminação

A luz é a essência da fotografia. Dificilmente uma imagem terá qualidade se você não der atenção a esse aspecto tão importante.

Quem deseja saber como tirar boas fotos deve entender a luz como ferramenta principal. Procure encontrar o equilíbrio para não deixar a imagem excessivamente brilhante ou tampouco escura demais. Isso vale tanto para a luz natural, quanto para a luz artificial.

 

 

composição

2- Defina a composição

Um dos fatores que determinam a força de uma foto é a sua composição, ou seja, os elementos que fazem parte da imagem. Ao avaliar a composição de suas fotos, lembre-se que, em muitos casos, menos é mais. Isso quer dizer que o excesso de elementos pode comprometer a qualidade do clique.

 

 

enquadramento

3- Tenha atenção ao enquadramento

Uma vez definido o que fará parte da foto, é fundamental delimitar o espaço para cada elemento e onde eles se encaixarão na imagem. Um recurso interessante em termos de enquadramento é tirar o elemento principal do centro da imagem. Essa técnica induz o observador a dar a atenção à foto como um todo.

 

 

foco

4- Seja criativo no uso do foco

Muita gente imagina que fotos boas são aquelas com o foco bem certinho no meio da imagem. De fato, você pode conseguir cliques interessantes com essa técnica. Entretanto, o foco é algo para ser trabalhado de forma mais ampla, ou seja, você tem liberdade para brincar com ele.

Uma boa ideia para conseguir fotos mais bacanas e criativas é direcionar o foco para um elemento que está em segundo plano (mais ao fundo na imagem).

 

 

5- Avalie a necessidade de usar o flash

O flash é um recurso útil para fotografar em ambientes muito escuros. Ainda assim, há pessoas que o utilizam de forma pouco criteriosa.

A dica é entender o flash como um recurso para casos específicos, quando não há alternativa para criar uma iluminação melhor. Embora ilumine locais escuros, o flash costuma dar um destaque muito grande ao centro da imagem. Por isso, faça sempre uma avaliação.

 

 

6- Tenha cuidado com o zoom

Essa dica é válida especialmente para fotos tiradas com smartphones (as mais comuns hoje em dia). Quando exageramos no zoom, há grandes chances de perder qualidade de definição.

Somente os celulares com câmeras muito avançadas garantem uma foto excelente mesmo com muito zoom. A dica é se aproximar na medida do possível para manter a definição da imagem.

 

 

posição

7- Posicione-se adequadamente

Essa pode parecer uma dica trivial, mas justamente por isso muita gente se esquece dela. Ao tirar uma foto, você deve se posicionar adequadamente para garantir que o clique saia perfeito.

Tanto para fotos tiradas com câmeras profissionais quanto com celulares, você pode se ajoelhar para ganhar mais firmeza e apoio. Se isso não for possível ou comprometer o ângulo, utilize uma das mãos como apoio à outra para evitar que a imagem fique tremida.

Como se vê, há muitas técnicas para obter cliques perfeitos nas mais diversas situações. Se você deseja saber mais sobre como tirar boas fotos, continue acompanhando o blog da Promove.

Na produção de álbuns de formatura, nossas equipes utilizam equipamentos modernos e as melhores técnicas de fotografia. Conheça mais sobre a estrutura do Grupo Promove.