29 mar Conheça as diferenças entre mestrado, doutorado e MBA

Você já deve ter ouvido falar que jovens formados em cursos de mestrado, doutorado e MBA têm mais chances de crescer ao longo da carreira. E é verdade! Para se ter uma ideia, um estudo recente da Fundação Getúlio Vargas apontou que, cada ano de pós-graduação cursado, resulta em 40% de aumento na renda mensal. Por isso, a busca por mais títulos no currículo ganha força, principalmente porque pode significar excelentes oportunidades de crescimento profissional. No post de hoje, vamos explicar as diferenças entre mestrado, doutorado e MBA.

 

 

DúvidaMas tem diferença??? Tem sim e a gente vai te explicar.

 

É fato que cursos de pós-graduação ajudam em uma evolução mais rápida da carreira, mas não apenas isso. Durante o estudo, o aluno tem a oportunidade de expandir seus conhecimentos na área, melhorar sua capacidade de trabalho em equipe e ampliar sua rede de contatos – o famoso networking. Então, vamos compreender as diferenças entre mestrado, doutorado e MBA? Pode ser o primeiro passo para ajudar você a trilhar um caminho de desenvolvimento profissional.

Por que mestrado e doutorado são tão valorizados?

Quem não gostaria de ser reconhecido como mestre ou doutor em sua área de atuação? Os dois títulos podem representar novos patamares na carreira de qualquer profissional. Mas o que diferencia mestrado e doutorado de outros cursos de pós-graduação é sua definição técnica. Os dois programas são conhecidos como stricto sensu – do latim, “sentido específico”. Essa é uma diferenciação importante do lato sensu – do latim, “sentido amplo”. Trata-se de uma distinção que dá maior peso ao mestrado e ao doutorado em relação a qualquer outra pós-graduação.

Entre um e outro, a grande diferença está no grau de profundidade. O mestrado trabalha conceitos aprendidos na graduação e tem duração média de dois anos. Já o doutorado, que pode durar cinco anos, é mais denso e exige mais do aluno. Em geral, recomenda-se que o aluno que deseja se tornar doutor faça antes um mestrado.

 

 

PesquisaSinta o poder do conhecimento!

Mestrado e doutorado são programas de pesquisa

O reconhecimento de programas de mestrado e doutorado está intimamente ligado à seriedade que eles transmitem. Independentemente de sua área de atuação, mestrandos e doutorandos atuam em pesquisa científica dentro do ambiente universitário. A imersão proporcionada por trabalhos desse tipo rende uma bagagem intelectual riquíssima.

O caráter acadêmico de programas de mestrado e doutorado dá ao estudante a oportunidade de seguir por outro caminho profissional. O próprio Ministério da Educação aponta como objetivo desses programas a formação de novos professores.

MBA é uma forte pós-graduação

O MBA – sigla de Master in Business Administration – é um curso de especialização normalmente mais focado em gestão e administração. Nos últimos anos, outras áreas como comunicação e saúde passaram a dispor de cursos de MBA.

O nome “Master” (“Mestre”, em português) sugere uma equiparação do MBA a cursos de mestrado. No entanto, o Ministério da Educação estabelece o MBA como uma pós-graduação lato sensu. Nesse tipo de curso, o aluno não recebe diploma. Especificamente sobre esse aspecto, é possível considerar que o MBA tem um peso um pouco menor do que um mestrado ou doutorado. Vale destacar, no entanto, que cursos desse tipo conquistaram espaço no mercado e são bastante reconhecidos.

Para ser considerado um MBA, um curso precisa ter duração mínima de 360 horas. Em geral, exige-se um mínimo de três anos de experiência profissional para ingressar em num MBA.

Uma diferença fundamental

Há várias diferenças entre os três tipos de pós-graduação destacados nesse post. Mas uma delas merece destaque especial, pois impacta diretamente o bolso. Cursos de MBA costumam ser bem caros e requerem quase uma engenharia financeira. Mestrados e doutorados, por outro lado, contam com o incentivo do governo. Alunos aprovados para participar dos programas de pesquisa, normalmente, recebem uma bolsa de estudos.

 

 

SucessoContinuar estudando é um atalho para o sucesso profissional

Mestrado, doutorado e MBA são três das pós-graduações mais procuradas no Brasil. Se você está perto de se formar, recomendamos que comece a pesquisar as melhores alternativas na sua área. As diferenças entre mestrado, doutorado e MBA são muitas, mas o mais importante é sempre se manter em desenvolvimento. Continue aprendendo (e seguindo as dicas da Promove)!