Educação Financeira: sete dicas para realizar sonhos em 2023

19 jan Educação Financeira: sete dicas para realizar sonhos em 2023

O período de férias está acabando, mas o descanso das aulas e, para alguns, do trabalho, não significa folga nas despesas. E se é tempo de reinício de temporada, é também de criar novos hábitos e lutar pelos sonhos. Uma dica inicial para concretizar os planos do ano é transformar a vida financeira. A Promove separou algumas dicas para te ajudar a dar o start na vida nova:

  1. FONTE DE RENDA REGULAR

O primeiro passo é ter uma fonte de renda estável. Pode ser um emprego fixo, freelancer ou negócio próprio. Para ter uma vida financeira saudável, você precisa saber o que entra na sua conta para se organizar com antecedência e, claro, fazer uma reserva para casos de emergência.

  1. CONTROLE DE GASTOS

Dentro do valor ganho mensal, tire base para não ultrapassar dentro os gastos. Em uma planilha, coloque todas as despesas e controle para que ela não ultrapasse 9/10 do rendimento, lembrando que o restante é para a reserva de emergência.

Para que a conta feche, elimine ou reduza gastos desnecessários. O lema é: viver com menos do que ganha.

  1. “COMPRE” PRAZERES

Dinheiro não traz felicidade, mas ajuda em alguns prazeres da vida. Separe uma parte dos seus lucros para satisfazer seus desejos, como sair com a família e amigos, comprar algum objeto que deseja ou até mesmo ajudar alguém e/ou uma instituição.

A saúde financeira é um dos nossos ‘membros’ da saúde como um todo, bem como a saúde mental. Se divertir é fundamental para isso!

  1. PENSE NO FUTURO

Pensar no futuro é fundamental para quem se cuida em todos os âmbitos da vida, e o financeiro não pode ser diferente. Assegurar uma renda pode garantir os cuidados a longo prazo da vida.

A aposentadoria, por exemplo, passa por reformas governamentais que não podemos prever como estará quando chegar a nossa hora. Crie, então, um plano, como carteiras de investimento e previdência privada.

  1. AUMENTE OS GANHOS

A máxima de ‘viver com menos do que ganha’ pode parecer desanimador de início, mas é também uma motivação para buscar novas oportunidades de ganhar mais e, consequentemente, melhorar o padrão de vida. A sua renda precisa acompanhar o seu crescimento pessoal.

Estudar, se especializar, networking, dentre outras formas de melhorar o próprio desempenho é um bom passo. Isso valoriza o seu ‘passe’ e, consequentemente, suas ofertas de trabalho.

  1. MOVA SEUS RENDIMENTOS

Com a vida financeira organizada, o saldo será positivo no final do mês, e você pode fazer render ainda mais. Comece estudando e se inteirando sobre as opções que existem no mercado de investimentos.

Se necessário, procure especialistas para te auxiliar nas escolhas. Defina seus objetivos, coloque tudo no papel e, com um plano estratégico traçando seu perfil de risco e objetivos a curto, médio e longo prazo, torne-se um investidor.

  1. PROTEJA SEU DINHEIRO

Tenha calma com os gastos e também com os objetivos. Cobice aquilo que está ao seu alcance. Analise cuidadosamente as contas mensais, bem como os investimentos antes de aplicar (risco, retorno, reputação da instituição e capacidade de devolução do dinheiro).

O primeiro passa para tudo isso é a mudança de comportamento. Os hábitos vêm com as atitutes do dia a dia. De pouquinho em pouquinho, você pode mudar de vez sua saúde financeira e, consequentemente, sua capacidade de envolvimento com tudo aquilo que necessita de dinheiro.

Assim, os planos para 2023 ficarão ainda mais próximos de serem concretizados.