13 nov ENEM 2024: reaplicação e cronograma para resultados
Portões fechados: o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 foi aplicado nos últimos dois fins de semana. Agora, é hora dos ausentes pedirem reaplicação e todos os participantes ficarem de olho no cronograma com as datas importantes de resultado e abertura dos vestibulares.
REAPLICAÇÃO
O prazo para que os inscritos que faltaram a um ou aos dois dias de provas possam solicitar a reaplicação das provas começa nesta segunda-feira (11) até 23h59 de sexta-feira (15). O pedido deve ser feito na Página do Participante.
As novas provas estão agendadas para os dias 10 e 11 de dezembro para candidatos que tiverem seus pedidos aprovados. Podem pedir reaplicação os alunos que apresentarem documentação que justifique problemas logísticos durante a aplicação das provas ou por estarem infectadas por doenças previstas no edital do exame.
CRONOGRAMA
Gabarito – O gabarito oficial do Enem 2024 será divulgado ainda nesta semana, segundo o Inep. Inicialmente, o edital previa a liberação para o dia 20 de novembro, mas neste domingo (10), após a aplicação das provas, o Instituto confirmou que vai antecipar.
Resultado – O resultado do Enem, com as notas das provas, só deve ser divulgado em 2025, próximo ao dia 13 de janeiro.
Vestibular – A prova é a principal porta de entrada para universidades federais no Brasil, além de algumas estaduais e privadas. Também serve de método para conseguir bolsas de estudo e financiamento em instituições particulares, como o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).
Cerca de 4,3 milhões de pessoas se inscreveram para fazer a prova. Para conseguir concorrer às vagas em universidades de todo o País por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), é necessário comparecer aos dois dias de provas e não zerar a redação.
A nota do Enem também pode ser utilizada para obter o certificado de conclusão do Ensino Médio, no caso de adultos que não terminaram o ciclo de educação básica. Para o próximo ano, estuda-se a possibilidade para a medida valer para estudantes acima de 18 anos de idade.