15 ago Liderança jovem: como ser um bom líder em sua faculdade

O ambiente universitário proporciona aprendizados que vão muito além das matérias dadas em sala de aula. É natural, por exemplo, que lideranças jovens desabrochem nessa fase. Aliás, trata-se de algo muito saudável para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Tornar-se uma liderança jovem dentro da sua faculdade pode ser enriquecedor tanto em relação ao convívio com colegas como uma importante experiência de vida. Aqueles que abraçam esse desafio, provavelmente, estarão mais aptos para assumir cargos gerenciais ao longo da carreira.

Há diferentes formas de desenvolver e exercitar a liderança no ambiente universitário. A seguir, vamos mostrar quais são as principais e como ser bem-sucedido.

1- Atlética

Os esportes estão entre as atividades extracurriculares mais procuradas por universitários. Muitos esperam defender as cores da sua faculdade nos jogos ou desejam manter uma prática regular.

A presidência da atlética é um cargo importante no cenário esportivo das universidades. Cabe a essa pessoa a organização dos atletas e também as ações de incentivo à prática de esportes dentro da faculdade.

A liderança de um presidente de atlética tem, ainda, um caráter de motivação bem interessante. Quem for escolhido para ocupar o cargo deve conhecer boa parte dos atletas e estar presente nos jogos. Esse aspecto é enriquecedor e pode ser relevante mais à frente no ambiente profissional.

2- Comissão de formatura

A comissão de formatura é um grupo em que as responsabilidades ficam bem divididas. Ainda assim, há um líder que pode falar em nome dos demais, ou seja, o presidente da comissão.

A principal liderança jovem dentro da comissão de formatura tem atribuições importantes no dia a dia. Cabe ao presidente o contato com possíveis fornecedores e também a transmissão das principais decisões aos formandos.

Uma das particularidades desse líder é a responsabilidade em lidar com altos valores de dinheiro. Ainda que exista um tesoureiro e outros cargos gerenciais, a palavra do presidente tem grande peso nas determinações financeiras.

3- Centro acadêmico

A terceira boa porta para quem deseja exercer uma liderança jovem em sua faculdade é o centro acadêmico. O famoso “CA” é um espaço que prima pelo fomento ao debate e ao pensamento livre.

Quem lidera um centro acadêmico precisa ter um caráter agregador e dialogar com pessoas de diferentes perfis. Posicionamentos políticos, por exemplo, não devem ser motivo para embates agressivos, mas para um entendimento cordial.

Liderar um CA envolve outros conflitos importantes. Muitas vezes, a figura de destaque de um centro acadêmico tem de enfrentar diretores e reitores em busca de melhorias para os alunos. Essa é mais uma oportunidade de exercitar o diálogo e buscar entendimentos.

Existe um perfil ideal de liderança jovem?

O desenvolvimento de líderes estudantis se dá por diferentes vias, conforme mostramos acima. Porém, muitos têm dúvidas a respeito de sua aptidão para gerenciar um grupo ou uma entidade.

Vale saber que há algumas características fundamentais a quem deseja liderar, veja quais são:

  • Propensão ao diálogo: o jovem líder deve ouvir seus colegas e apresentar suas ideias com clareza a eles.
  • Humildade: quando o “sucesso sobe à cabeça”, o líder tem muito a perder. Ser presidente de uma organização estudantil não garante o direito de desacatar as outras pessoas, tampouco de exercer uma liderança ditatorial.
  • Capacidade de delegar: algumas atribuições são exclusivas do líder, mas há muitas tarefas que podem ser delegadas a outros membros do grupo.

Você está interessado em se tornar uma liderança jovem? Por incrível que pareça, uma atitude que pode ajudar é desenvolver o hábito de acordar cedo. Pelo menos é o que dizem alguns dos maiores líderes do mundo.