Novas regras do ProUni ampliam acesso a universidades particulares


Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home2/grupodum/public_html/blog/wp-content/themes/mikado1/templates/blog/blog_single/blog_date_in_title_single-loop.php on line 54

06 maio Novas regras do ProUni ampliam acesso a universidades particulares

Vem novidades por aí na próxima integração do Programa Universidade para Todos, o ProUni. Agora, alunos de escolas particulares, mesmo sem bolsa de estudos, podem utilizar o recurso. A medida provisória aprovada pelo Senado precisa, ainda, da aprovação da Câmara dos Deputados, que deve discutir a proposta até o dia 16 deste mês para não perder a validade. 

Mas uma mudança está garantida no programa: bolsistas do ensino médio privado poderão reutilizar o benefício no ensino universitário, novamente na rede particular, permanecendo com 100% ou 50% de desconto nas mensalidades.

Há também novidades para outros cotistas. É que agora os pré-requisitos para negros, indígenas e pessoas com deficiência devem seguir o percentual de cidadãos autodeclarados em cada unidade da federação, de acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Vale lembrar que o ProUni possui e mantém a regra sobre valor da renda para quem quiser ingressar no programa: bolsa integral para quem tem renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário-mínimo (R$ 1.818) e bolsa parcial para aqueles com renda de até três salários-mínimos (R$ 3.636).

A previsão é que as novas medidas comecem a valer a partir de julho. Mas a gente promete te contar se todas forem aprovadas e quando entrarem em vigor. É só ficar de olho no nosso blog.