Onze anos e uma aprovação em universidade pública; conheça o amazonense Luan Gama


Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home2/grupodum/public_html/blog/wp-content/themes/mikado1/templates/blog/blog_single/blog_date_in_title_single-loop.php on line 54

31 jan Onze anos e uma aprovação em universidade pública; conheça o amazonense Luan Gama

Do ensino fundamental direto para a universidade, esse é o caminho que Luan Gama trilha aos 11 anos. A família do amazonense travou uma longa batalha judicial para que o pequeno gênio conseguisse entrar na cota prevista em lei, para casos excepcionais como esse, e ingressar no curso que foi aprovado: Matemática, na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Depois da decisão da Justiça do Amazonas, Luan agora pode se preparar para realizar provas de aceleração na Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc-AM). Se for aprovado, o garoto receberá de uma vez os diplomas de formação nos ensinos fundamental e médio, que são exigidos para a matrícula na universidade.

Caso não atenda aos requisitos para ingressar na universidade, o menino prodígio continuará seus estudos em instituição privada, onde conquistou bolsa integral para cursar o 6º ano do ensino fundamental.

Luan aprendeu a ler aos 3 anos de idade e hoje, aos 11, possui diversas habilidades e conhecimentos avançados em disciplinas como matemática, raciocínio lógico, português e geografia. Ele inclusive é ex-participante do quadro Pequenos Gênios do Domingão do Huck, da TV Globo.

Em nota, a Secretaria de Educação e Desporto Escolar do Amazonas declarou que “ainda não recebeu a notificação judicial contendo determinação judicial referente ao avanço escolar do estudante Luan Gama (…) No entanto, assim que ocorrer a notificação pelos meios oficiais, todas as providências em relação ao caso serão tomadas por esta Secretaria.”

“Vale ressaltar que o estado do Amazonas não aplica automaticamente avaliações para conclusão aligeirada do ensino médio, atendendo ao que versa a resolução n° 150/2010 do CEE/AM. Entretanto, possui orientações e estratégias para a execução da ação por meio de decisão judicial.”

Fonte: Exame.com