30 abr Os 7 principais erros que universitários devem evitar

A jornada universitária é repleta de desafios, não é mesmo? Os estudantes que lidam bem com eles conseguem aproveitar ao máximo esse período em todos os sentidos. E uma das maneiras mais eficazes para superar essas batalhas tão comuns é conhecer e ficar atento aos 7 principais erros que universitários devem evitar.

O post de hoje trata justamente desse tema e, de quebra, pode lhe ajudar a se dar bem na faculdade e no início da vida profissional. Conheça a seguir os 7 maiores erros que universitários devem evitar.

 

festaPor mais tentador que seja, é importante deixar a farra de lado.

1 Encarar a faculdade como uma combinação de bar e festas

Você já deve ter visto aquela galera que praticamente se hospeda nos bares próximos à faculdade. Seguir esse modelo é o primeiro passo para aproveitar mal o curso e, por consequência, ter mais dificuldade em se inserir no mercado de trabalho.

Atenção: não estamos dizendo para você largar totalmente os momentos de lazer, apenas para buscar equilíbrio. Não abra mão do encontro e bate-papo no bar e das festas. Mas lembre-se de focar também no aprendizado e na construção da sua carreira.

 

dormirQuem nunca matou uma aula pra continuar aquele cochilo?

2 Abusar do “jeitinho” para faltar às aulas

Quem nunca assinou a lista de presença para um colega, que atire a primeira pedra. Essa prática que atravessa gerações não pode se tornar corriqueira. A frequência regular em sala de aula é fundamental para que o aluno absorva bem o conteúdo. Além disso, fique de olho para não vacilar com professores mais severos. Afinal, ninguém quer pegar uma DP por falta.

 

estudoSua cabeça quando você estuda na véspera da prova

3 Estudar apenas na véspera da prova

O hábito de estudar somente um dia antes da prova é comum a bastante gente. Mas será que esse caminho realmente está certo? Talvez você até consiga passar sem sustos pelas avaliações, mas pense que o mais importante ao fazer a faculdade é aprender realmente os conteúdos relacionados à sua futura profissão. Por isso, foque no conhecimento que você vai levar da graduação, não apenas em passar para o semestre seguinte. Mantenha uma rotina de estudos regular para reter melhor as informações ensinadas.

 

duvidaTirar dúvidas é extremamente importante (e não dói)

4 Ser tímido para esclarecer dúvidas

Em certos momentos, podemos ter dúvidas que parecem bobas ou simples demais. Isso leva muitos estudantes a abrir mão de perguntar por ter medo de brincadeiras dos colegas mais engraçadinhos. Quando você deixa passar a oportunidade de tirar uma dúvida, tem muito a perder. Não tenha receio de questionar, pois o professor está lá justamente para isso.

 

medicoComer bem e praticar exercícios já fazem toda a diferença

5 Descuidar-se da saúde

Diante da correria, é comum os universitários recorrerem a comidas rápidas que, muitas vezes, não fazem bem à saúde e tampouco oferecem os nutrientes necessários ao organismo. A falta de tempo também costuma justificar a falta de exercícios físicos, por exemplo. Procure equilibrar a rotina e não abra mão dos bons hábitos. Lembre-se de que você vai render muito mais se estiver com a saúde em dia.

 

Quanto antes, melhor!

6 Demorar a buscar um estágio

Uma das melhores formas de se desenvolver como profissional é fazer um estágio. Desde o início da faculdade, os estudantes são encorajados a buscar oportunidades para praticar o que aprenderam em aula. Um erro comum é retardar a busca pelo primeiro estágio. Pense que sua carreira pode deslanchar mais rapidamente com uma colocação profissional rápida e o relacionamento com os colegas de trabalho.

 

A ambição, quando saudável, é a chave do sucesso

7 Não planejar a carreira

Você já sabe exatamente onde pretende estar daqui a cinco, 10 anos? A famosa pergunta de entrevistas de emprego pode soar como um clichê, mas não pode ser desprezada. Aproveite as poucas horas livres para se questionar, planejar e projetar a sua carreira, do estágio até o cargo dos seus sonhos. Parar para pensar na vida e organizar seus passos é fundamental, sempre!

No jogo dos 7 erros, como você se saiu? Está seguindo no caminho certo? Lembre-se que utilizar nossa seleção de erros que universitários devem evitar como uma cola nos momentos de dúvida. Aproveite (de todas as formas, mas com consciência) essa época tão incrível!