13 jul Pretende estudar em outra cidade? Saiba como se dar bem

A vida universitária é cheia de desafios e oportunidades. Quem opta por estudar em outra cidade deve prestar atenção em alguns aspectos para ter sucesso. A começar pela mudança em si, que envolve a adaptação a uma realidade completamente diferente. Para muitos, inclusive, é a primeira vez em que se separam da família e dos amigos.

Se você pretende estudar em outra cidade, fique de olho nas dicas que elencamos neste post. Vale muito a pena adotar certas atitudes e iniciativas para aproveitar ao máximo os anos de universidade.

 

New City

Conheça a nova cidade

Estudar longe de casa não deve se resumir a ir e voltar da faculdade a cada dia. Procure conhecer tudo sobre o lugar em que você vai morar. Descubra quais são os pontos turísticos e quais são as atividades mais bacanas que a cidade proporciona.

Uma pesquisa prévia com esse foco ajuda também na opção entre duas ou mais cidades. Se você passar em mais de um vestibular, é importante incluir na avaliação – além, é claro, da qualidade da faculdade – as características de cada cidade.

 

Frat

Selecione a república com inteligência

A decisão sobre a moradia é vital para que a experiência de estudar longe de casa seja recheada de bons momentos. Viver em república costuma ser a escolha mais viável do ponto de vista financeiro, por isso é adotada pela maioria dos estudantes.

A seleção da república começa justamente pelo bolso. Há endereços mais caros devido a sua localização e estrutura. Avalie esse ponto com cuidado, mas evite que ele determine sua decisão final.

Coloque na balança outros aspectos além do investimento mensal a ser feito. De que adianta optar por uma república mais barata se ela ficar muito longe da faculdade, por exemplo? É preciso por todas as despesas na ponta do lápis.

Outro fator relevante é a galera que vai morar com você. Para tomar a melhor decisão, uma boa ideia é fazer um test drive em algumas repúblicas, ou seja, morar temporariamente como agregado para conhecer a rotina de cada casa.

 

Friendship

Mantenha-se aberto a novas amizades

Ir estudar em outra cidade envolve o sacrifício de se afastar fisicamente de familiares e amigos próximos. Acredite, Skype e Facetime não são suficientes para preencher essa lacuna.

Uma das melhores atitudes para evitar que a saudade o domine é conhecer pessoas, fazer novos amigos. Na faculdade, você terá a chance de estar ao lado de gente dos mais diversos lugares. Essa troca de experiências é muito rica e uma das grandes vantagens de estudar em outra cidade.

Estar aberto a novas amizades pode ajudar também em relação à futura vida profissional. Muitos colegas levam essa relação para além da universidade e podem se reencontrar anos mais tarde em algum trabalho ou fazer recomendações para boas oportunidades.

 

 

Saúde

Não se descuide de sua saúde

Jovens poucas vezes têm tempo (e paciência) para pensar nas questões relacionadas à saúde. Para quem vai estudar em outra cidade, é preciso ter atenção a esse aspecto.

É muito comum ouvirmos que os cuidados com a saúde começam por uma ação preventiva. Quem se muda de cidade para fazer faculdade deve levar ao pé da letra essa teoria.

Se você possui um plano de saúde, certifique-se de que seu novo endereço conta com uma boa cobertura. Além disso, procure conhecer a estrutura da cidade em que vai morar. Tem farmácia 24 horas? Conta com vários postos de saúde e hospitais?

Lembre-se que não temos como prever emergências relacionadas à saúde, portanto, é preciso se preparar na medida do possível. Quando estamos em casa, já sabemos mais ou menos como proceder. Em outra cidade, é preciso se adaptar para minimizar os riscos.

Gostou das nossas dicas para quem pensa em estudar em outra cidade? Se a sua ideia for partir para uma aventura no exterior, fica a sugestão para outra leitura aqui no blog. Neste post, apresentamos universidades de diferentes países.