Primeiro emprego: aprenda a lidar com situações adversas

10 out Primeiro emprego: aprenda a lidar com situações adversas

O primeiro emprego é um dos grandes desafios dos jovens que estão prestes a se formar na faculdade. Nessa fase, muitos podem estar finalizando o estágio – e com possibilidade de conseguir uma efetivação. Outros, porém, devem estar em busca de uma colocação profissional, na área em que serão diplomados.

Independentemente da situação em que você se encontra, a próxima etapa da sua vida será diferente de tudo o que já viveu. Isso porque você colou grau e seu status profissional é outro. Será seu primeiro emprego como contador, fisioterapeuta, publicitário… e, provavelmente, você vai se deparar com algumas situações adversas.

Mas, passar por momentos difíceis com competência é uma excelente forma de aprender lições, que você levará para resto de sua carreira. Veja a seguir quais são as quatro principais situações adversas que você poderá enfrentar no início de sua vida profissional e como tirar de letra.

Acúmulo de horas extras

No início de carreira, muitos jovens podem interpretar o acúmulo de horas extras como algo normal. Porém, é recomendável que os profissionais se conscientizem de seus direitos (e deveres) desde os primeiros anos.

Há situações em que boa parte da equipe tem de ficar no escritório além do horário estabelecido em contrato. Quando isso acontecer, uma postura adequada é conversar com seu chefe a respeito disso e deixar acordada uma compensação, seja como banco de horas ou pagamento de um valor extra.

Desentendimentos internos

Qualquer ambiente que envolva trabalho em equipe está sujeito a desentendimentos. Se você entrar em uma discussão mais acalorada com um colega, a melhor dica é respirar e buscar calma. Caso a outra pessoa eleve o tom de voz, procure manter a serenidade. Pessoas que se descontrolam perdem a razão e ficam sujeitas a um puxão de orelha mais severo de seu gestor.

Quem está começando pode se sentir mais frágil, sobretudo devido à inexperiência, mas isso não é razão para baixar a cabeça diante de injustiças. Procure esclarecer a situação junto a seus superiores para não deixar nenhuma questão mal resolvida.

Conflitos de gerações

Você já deve ter reparado como as referências mudam de uma geração para outra. Isso se reflete em aspectos culturais e comportamentais.

No primeiro emprego, geralmente, os jovens são liderados por pessoas mais velhas e podem ficar sujeitos a vivenciar alguns conflitos de gerações e até situações de disputa. Se isso acontecer, não tente ganhar uma eventual discussão no grito. O ideal é buscar um meio-termo e encerrar o conflito por meio do diálogo.

Aprender a manter a calma é uma dica especialmente válida para quem está começando. Isso porque os mais jovens não estão estabelecidos na empresa e, dificilmente, ganharão uma queda de braço com um funcionário antigo.

Perda de foco na carreira

O primeiro emprego pode gerar uma empolgação inicial que é, em grande medida, saudável para o crescimento profissional. Um jovem motivado tende a ser mais produtivo e conquistar seu espaço dentro da empresa.

O ponto de atenção nessa empolgação é não deixar que ela tome conta de você. É possível que a vontade de mostrar serviço o leve a se dedicar até demais à empresa que lhe deu a chance. Entretanto, o exagero pode prejudicar os estudos – na graduação e em outros cursos – e limitar sua visão para novas oportunidades.

Busque ser um profissional sério e dedicado, mas sempre de olho no equilíbrio. Pense em sua carreira de forma ampla para não perder as chances que surgirão pelo caminho.

O primeiro emprego é um momento muito especial e a oportunidade de ganhar experiência e aprender a se comportar no mundo do trabalho – bem diferente do ambiente universitário. E mais: não é porque você está com o diploma nas mãos que a fase de aprender acabou. Nunca deixe de estudar! Aliás, esse é o segredo para uma carreira bem-sucedida. Saiba como fazer isso agora mesmo!