Queda de desempenho e perda de memória: os riscos do ChatGPT para a educação

10 abr Queda de desempenho e perda de memória: os riscos do ChatGPT para a educação

Quem não ouviu falar, certamente já esteve de frente de algo feito por ChatGPT. O programa, desenvolvido pela OpenAI, é um chatbot de linguagem natural orientada por Inteligência Artificial, que possibilita conversas e criações semelhantes às humanas.

A ferramenta, é claro, já chegou aos alunos de todas as idades, do colegial às graduações, e tem causado dependência na resolução acadêmica, segundo estudo publicado no International Journal of Educational Technology in Higher Education.

De acordo com o levantamento, o uso do ChatGPT tem trazido prograstinação, perda de memória e queda de desempenho aos estudantes. Tudo isso reflete nas notas dos alunos, mas, principalmente, no aprendizado quando utilizado em excessivamente.

Outra descoberta foi que os estudantes sob estresse acadêmico significativo têm mais chances de recorrer à IA como apoio nos estudos. Para finalizar, o estudo ainda mostra que não há preocupação quanto a qualidade do ChatGPT, ou seja, a qualidade do trabalho acadêmico gerado pela inteligência artificial não influencia a decisão de usar esse tipo de ferramenta.