
01 jun Acordar cedo faz bem? Executivos de sucesso dizem que sim
Acordar cedo faz bem? Executivos de sucesso dizem que sim
Você também é daqueles que sofrem para acordar de manhã?
A vida de universitário é uma luta constante contra o relógio. Muitos têm de fazer mágicas para cumprir as tarefas da faculdade e as obrigações no primeiro emprego ou estágio. Para dar conta de tudo, você já pensou em levantar um pouco antes do horário habitual? Mas será que acordar cedo faz bem como muitos dizem?
Pode parecer loucura perder de propósito sagrados minutos de sono, porém, experiências de executivos de sucesso mostram que a estratégia funciona – e é capaz de lhe deixar mais descansado e de bem com a vida. Isso porque, nesse tempo extra, você pode meditar, exercitar-se, tomar um bom café da manhã, enfim, fazer coisas que lhe dão prazer. De quebra, você começa o dia com uma vibe mais positiva.
A iniciativa de aproveitar melhor o período matinal é uma boa solução não apenas para quem precisa de mais horas em seu dia, mas deseja ganhar mais energia. Além disso, há muitos indícios de que acordar cedo faz bem, principalmente por aumentar a disciplina e a produtividade.
O Milagre da Manhã
A ideia de levantar mais cedo para tornar a rotina mais produtiva ganhou espaço nos últimos anos. Isso se deve, em grande medida, ao livro O Milagre da Manhã, de Hal Elrod.
Rapidamente, a obra se tornou best-seller em dezenas de países – inclusive no Brasil –, pois muita gente se interessou por uma possível fórmula do sucesso. O autor apresenta um verdadeiro manual de como transformar a rotina em uma vida mais plena em vários aspectos. Áreas como saúde, relacionamentos e finanças são contempladas nessa grande mudança de mentalidade.
Mas será que acordar cedo ajuda a melhorar a produtividade?
Elrod conta em seu livro que testou a teoria e comprovou que as rotinas matinais provocaram uma verdadeira virada em sua vida. Ainda assim, alguns podem ser mais céticos e julgar que, na prática, as coisas não funcionam tão bem. Por isso, nada melhor do que alguns exemplos que atestam o valor das estratégias de Elrod.
Como citado anteriormente, vários executivos de sucesso têm o hábito de levantar cedo para que seus dias rendam mais. Entre eles, está Tim Cook, CEO da Apple; Richard Branson, fundador do grupo Virgin; Arianna Huffington, chairman do Huffington Post; e Indra Nooyi, CEO da Pepsico.
Você pode imaginar o tamanho da responsabilidade que cada uma dessas pessoas tem à frente de grandes empresas, certo? Mas todos asseguram que a rotina regrada e focada no período matinal lhes dá a energia necessária para encarar tudo.
Nas horas a mais que esses executivos têm, eles colocam em ação várias das propostas que Elrod sugere em seu livro: meditação, leitura, exercício físico, entre outras. Essas atividades – que podem ter curta duração – garantem um salto em saúde e qualidade de vida. Na segunda parte da manhã, todos já estão “aquecidos” e prontos para encarar a pesada rotina de um grande executivo.
Acordar cedo faz bem em vários sentidos
Perceba que o chamado milagre da manhã se dá por uma soma de fatores. Como demonstra Hal Elrod, iniciativas focadas na saúde podem se refletir em outros campos. Alguém que medita, por exemplo, consegue limpar sua mente e eleva as chances de ter grandes ideias no trabalho.
Independentemente do que a pessoa decide fazer no tempo que ganha por acordar cedo, a experiência é válida. Sobretudo para você que valoriza qualquer minuto a mais em seu dia, pois costuma estar carregado de responsabilidades e prazos apertados.
Portanto, que tal fazer ao menos um teste? Há muitos indícios de que acordar cedo faz bem, mas nada melhor do que experimentar. Faça uma tentativa e inclua atividades relevantes em sua nova rotina. Entenda o início da manhã como uma oportunidade de recarregar as baterias e se preparar para um dia muito produtivo. Aproveitamos e lhe damos uma sugestão para aproveitar bem as horas a mais em seu dia: cursos grátis para turbinar o currículo!