04 dez Conceitos da Indústria 4.0 que todo universitário precisa dominar

A chamada “Era da Tecnologia” está a todo vapor e apresenta ao mundo novidades quase diárias. O grande conjunto de inovações que impactam a vida das pessoas pode ser definido como Quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0. Todo universitário precisa dominar os conceitos da Indústria 4.0 para chegar atualizado ao mercado de trabalho, pois esse modelo deve revolucionar todos os setores da economia, não somente o fabril. Neste artigo, apresentamos as definições dos principais termos que fazem parte desse novo vocabulário tecnológico.

Antes de entrarmos propriamente nos conceitos da Indústria 4.0, vale a pena fazer um destaque inicial. Essa nova fase desafia os profissionais a integrarem conhecimentos para serem multidisciplinares. Em outras palavras, os jovens de hoje devem estar sempre prontos para apertar o “F5” em seus cérebros e se atualizarem.

 

Inteligencia artificial

 

Inteligência artificial

As máquinas de hoje atingiram uma capacidade que nos permite lembrar – com uma pontinha de preocupação – do filme O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final. Atualmente, as máquinas com IA tomam decisões sozinhas e são capazes de processar um número impressionante de informações por segundo.

 

 

 

Nanotecnologia

 

Nanotecnologia

O desenvolvimento de tecnologias em escala nanométrica está entre os feitos mais fascinantes dos últimos anos. Para se ter uma ideia, 1 nanômetro equivale a 1 metro dividido por 1 bilhão.

 

 

 

impressao 3d

 

Impressão 3D

Também conhecida como prototipagem rápida, a impressão 3D permite criar os mais diversos objetos a partir de camadas de um determinado material. Os mais usados são resina plástica e estrutura de metal.

 

 

 

internet das coisas

Internet das coisas

Hoje em dia, quase tudo tem a sua versão “smart”. Telefone, televisão, geladeira… Essa conexão de diversos objetos à web deu origem ao conceito Internet das Coisas. Um bom exemplo é o Amazon Echo, um sistema de casa inteligente que trabalha por meio de uma assistente virtual, a Alexa, que realiza tarefas como dar a previsão do tempo, tocar música e comprar uma pizza.

 

 

 

Big Data

 

Big Data

Para um conjunto de dados ser categorizado como Big Data, ele deve aliar velocidade, volume, variedade, veracidade e valor. O termo é bastante utilizado atualmente, pois a quantidade de dados processados a cada instante no mundo chegou a proporções astronômicas.

 

 

 

realidade aumentada

 

Realidade aumentada

Se você não jogou, ao menos ouviu falar sobre Pokémon GO. O game exemplifica muito bem o conceito de realidade aumentada, que combina a captura de imagens com a projeção de figuras em 3D.

 

 

 

Robotica

 

Robótica avançada

O campo da robótica cresceu demais nas últimas décadas, o que se reflete em sistemas cada vez mais complexos. Eles são compostos por partes mecânicas controladas por circuitos integrados. A próxima grande revolução nesse campo deve ser o carro autônomo, que já circula em alguns lugares do mundo.

 

 

 

omnichannel

 

Omnichannel

Poucas tecnologias são tão decisivas para a área de vendas como o omnichannel. O conceito é definido pela integração entre as lojas físicas e virtuais com o consumidor, com o objetivo de oferecer a ele uma experiência mais satisfatória.

 

 

biotecnologia

 

Biotecnologia

Qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos e organismos vivos para criar produtos ou processos entra no conceito de biotecnologia. A produtividade industrial cresce de forma significativa por meio da redução do consumo de recursos naturais.

 

O mundo está mudando rapidamente. A boa notícia é que os jovens de hoje terão a oportunidade de abraçar diferentes tecnologias ao longo de suas carreiras. Dominar os conceitos da Indústria 4.0 é o primeiro passo para começar com o pé direito sua vida profissional. Já que estamos falando sobre o ingresso no mercado de trabalho, fica a dica para outro artigo do blog: Conheça os erros de português mais comuns para evitá-los no TCC

#VemSerPromove

 


Conteúdo desenvolvido pelo Grupo Promove – Empresa de Formatura Rio de Janeiro. 
A reprodução integral ou parcial só é permitida com o devido crédito.