17 out Dicas financeiras para jovens Formandos

Quando a reta final da faculdade se aproxima, todos desejam conquistar rapidamente um emprego estável para começar a ganhar mais dinheiro e construir seu patrimônio. O sonho de 10 em cada 10 jovens não é simples de se alcançar, por isso alguns cuidados com as finanças pessoais são necessários para não ficar com o bolso vazio. Neste post, trazemos dicas financeiras para jovens que estão próximos da formatura e buscam um futuro tranquilo.

QuebradoVocê, eu e todo mundo no final da faculdade

 

Antes das orientações, é bom saber que a base para qualquer construção de estabilidade financeira é a disciplina. De todas as dicas financeiras para jovens que poderíamos listar, nenhuma seria efetiva se você não for disciplinado e focado nos objetivos que busca alcançar. Vamos lá?

 

Ame seu dinheiro
Cuide bem daquele seu dinheirinho suado

Valorize seu dinheiro

Geralmente, o início da vida adulta é uma fase conhecida pelo aperto financeiro e a necessidade constante de fazer muito com pouco dinheiro. Valorizar o próprio dinheiro é fundamental nessa etapa, pois qualquer compra mais ousada pode fazer a renda mensal derreter em questão de segundos.

A ideia de valorizar seu dinheiro passa por buscar opções de lazer gratuitas ou baratas e procurar por promoções quando precisar comprar algum bem de consumo mais caro como um celular. E, por falar em celular, não caia na tentação de trocar constantemente de aparelho. O ideal é pesquisar bastante para encontrar um modelo com bom custo-benefício, que durará um bom tempo e não se tornará obsoleto em poucos meses.

 

 

PlanilhaPode ser planilha no computador ou feita a mão mesmo

Organize seus gastos em uma planilha

A palavra “planilha” costuma causar calafrios em muitos estudantes, mas é uma ferramenta que pode ser uma aliada poderosa na busca por uma vida financeira mais sossegada. A ideia é preparar um arquivo bem simples em que você lista todos os gastos que compõem seu orçamento mensal, da conta de luz à compra de 10 reais no mercadinho da esquina. Tudo precisa estar na planilha para que o controle seja absoluto e não exista margem para grandes deslizes.

O lado bom é que a atualização da planilha requer poucos minutos e pode ser feita semanalmente, ou seja, não será uma tarefa trabalhosa e o resultado é recompensador.

 

 

A hora é agoraA hora de poupar é agora!

Qual é a hora certa para começar a poupar? Já!

Você já deve ter ouvido algum amigo ou parente dizer algo do tipo: “Até os 30 anos de idade, a gente tem que se preocupar em curtir!”. É claro que ninguém seria louco de sugerir que você deixe de aproveitar a juventude, mas o segredo está no equilíbrio. Por mais chavão que seja, de fato, esse tempo não volta, então, aproveitá-lo é essencial. No entanto, não podemos confundir isso com irresponsabilidade e imaginar que não será um problema manter as contas quase no vermelho até os 30 e poucos anos.

O hábito de poupar precisa começar desde cedo, muito mais pelo exercício do que pelos ganhos em si. Digamos que no primeiro ano você consiga guardar 50 reais por mês e acumular 600 reais depois de 12 meses. Não é muito dinheiro, mas o valor maior está na criação de um hábito que poderá ser aprimorado com o passar do tempo.

Quando nos acostumamos a poupar, passamos a lidar de forma mais responsável com o dinheiro e as finanças deixam de ser uma constante dor de cabeça. Com isso, sobra mais tempo para curtir a “melhor fase da vida” e, nas horas vagas, planejar a construção de uma carreira de sucesso. Viu só como a conta fecha?

 

Curtiu as nossas dicas financeiras? Dúvidas e sugestões, só enviar um e-mail para marketing@grupopromove.com.br .
Quer saber também como poupar e participar da formatura sem fazer dívidas? CLIQUE AQUI e descubra!

 


Conteúdo desenvolvido pelo Grupo Promove – Empresa de Formatura Rio de Janeiro. 
A reprodução integral ou parcial só é permitida com o devido crédito.