27 nov Gestor de instituição de ensino: como otimizar organização e planejamento

As responsabilidades de um gestor de instituição de ensino são muito sérias. Ele é um profissional responsável por formar cidadãos para o mundo, por isso é fundamental ter organização e planejamento. Um bom gestor encontra maneiras de aumentar a própria produtividade e também de todos os colaboradores que respondem a ele.

Neste post, apresentamos dicas para que o gestor de instituição de ensino possa otimizar sua organização, ser mais produtivo e, de quebra, incentivar seus colaboradores a serem também organizados.

 

Macro e MicroAbra sua visão e seus ideiais a um nível global

Encontre o equilíbrio entre macro e micro

Um gestor, independentemente da área em que atue, tem de apresentar uma visão global para que a empresa ou instituição prospere. O caso de um gestor de instituição de ensino tem uma particularidade interessante, já que o profissional tem de lidar com jovens em formação. Por conta disso, é preciso se atentar para o micro em certas situações. Suponha que dois estudantes briguem dentro da escola. Esse problema até pode se resolver entre eles, mas a intervenção do gestor se faz necessária para evitar que a questão tome proporções maiores.

O exemplo ilustra a ideia de que o gestor de uma instituição de ensino precisa sempre estar de olhos abertos para apagar eventuais incêndios. A melhor forma de se manter em estado de alerta é ter seu trabalho e atividades bem organizadas. Há três fatores que contribuem bastante nesse sentido:

1- Anote todas as tarefas                  

As pessoas são capazes de se lembrar de muita coisa, mas superestimar a memória é um erro que o gestor não pode cometer. Quando tomamos nota de uma tarefa, automaticamente abrimos um espaço em nosso cérebro para não deixá-lo sobrecarregado.

O mais difícil é criar o hábito, porém, é algo muito simples que não ocupa mais do que 15 minutos na semana. Em um segundo momento, vale a pena categorizar as atividades entre pessoais e profissionais, bem como seu grau de importância. Outra boa ideia é planejar o tempo de execução de cada atividade, pois isso faz as 24 horas do dia do gestor renderem melhor.

 

 

OrganizaçãoA sua produtividade vai melhor como num passe de mágica

2- Organize o espaço físico

A falta de organização física da mesa de trabalho leva à perda de produtividade. O gestor tem de tomar muito cuidado para não se perder em meio a tanta papelada que pode se acumular. Primeiro porque isso deixa o escritório desorganizado; segundo porque a falta de método no arquivamento pode fazer com que algum documento importante desapareça em meio à pilha de papéis. Essa é outra boa maneira de deixar o cérebro trabalhar em sua plenitude, pois uma mesa bagunçada é um convite ao estresse.

3- Gerencie a caixa de e-mail

A organização física deve se estender também ao ambiente digital. Nesse campo, a maior parte do problema de organização dos gestores reside na caixa de entrada do e-mail. Deixar que as mensagens se acumulem de forma desenfreada não tem como dar certo. Sendo assim, é recomendável que o gestor as subdivida em pastas. Esse procedimento destaca as mensagens consideradas mais importantes e facilita a separação entre o joio e o trigo.

Para um gestor de instituição de ensino, filtrar os e-mails de forma organizada é fundamental. Esse profissional recebe mensagens de diversas pessoas e acumula responsabilidades, por isso não pode perder o controle sobre a caixa de entrada.

Como se vê, a organização do gestor de uma instituição de ensino é decisiva para o seu desempenho profissional e, consequentemente, para o sucesso da escola.

E de quebra, que tal dar uma olhada NESTE POST com uma dica de leitura imperdível dada por ninguém mais, ninguém menos que Bill Gates.

 


Conteúdo desenvolvido pelo Grupo Promove – Empresa de Formatura Rio de Janeiro. 
A reprodução integral ou parcial só é permitida com o devido crédito.