22 fev Como criar uma rotina matinal para render mais nos estudos

Bom dia!Tá difícil acordar de bom humor?

 

Você sabia que a forma como iniciamos nosso dia é capaz de influenciar positivamente a produtividade? Pessoas altamente criativas e bem-sucedidas como Elon Musk, o CEO da Tesla, e Bill Gates, o fundador da Microsoft, mantêm uma rotina matinal e, garantem, faz toda diferença no cotidiano. Então, que tal conhecer rituais testados e aprovados por feras como eles para driblar e conciliar faculdade, estágio e compromissos sociais? Não é nada complicado! São pequenos hábitos que, somados, contribuem para uma melhor absorção dos conhecimentos e bom aproveitamento do tempo.

Neste post, daremos algumas dicas de como criar uma rotina matinal para render mais nos estudos. Você vai se surpreender com a influência positiva que certas atitudes exercem sobre a sua produtividade. Não se trata de ler “x” páginas de determinado texto, mas de hábitos decisivos para a saúde mental e física. E, você sabe muito bem que, quando isso está em ordem, tudo flui melhor.

 

Rotina MatinalÉ sempre bom fazer algo que nos deixe feliz

Dedique tempo a algo que você curta

Para começar, uma dica que pode parecer muito difícil de adotar, mas que fará dará uma força em sua vida: vença a vontade de ficar na cama o máximo que puder e levante com alguma folga de tempo para se dedicar a algo que seja prazeroso para você. Pode ser a leitura de um livro, uma partida de algum game ou mesmo algo simples como um bom banho. O CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, faz questão de tomar uma longa ducha de manhã. O hábito lhe dá tempo para, durante o banho, pensar na vida e revigorar o corpo para um dia de muitos desafios.

 

 

Rotina MatinalTudo bem que tem horas que dá vontade de rasgar o jornal, mas ler é sempre bom!

Esteja sempre bem informado

Hoje em dia, é comum ouvirmos falar em velocidade da informação. Tudo é instantâneo e rapidamente viraliza nas redes sociais. Mas será que tudo o que lemos por aí tem embasamento?

A era da informação em tempo real foi o embrião para o fenômeno das fake news. Em linhas gerais, a pressa para divulgar leva a erros factuais que podem ter grande impacto na opinião pública. Por isso, não se limite ao Facebook e ao Twitter para se informar. Essas redes sociais são bastante úteis, desde que você siga veículos sérios, que primam pela veracidade da informação e carregam um respaldo histórico.

Bill Gates não abre mão da leitura de jornais pela manhã. Ele lê ao menos três dos principais diários norte-americanos. Se alguém como Gates entende a necessidade desse hábito, quem somos nós para contrariá-lo? Outra ideia é aliar a leitura à prática de exercícios físicos. Jeff Bezos, CEO da Amazon, faz esteira enquanto se atualiza sobre as notícias do dia.

 

Rotina Matinal

Só não vale cair!

Provoque a si mesmo

Steve Jobs, o eterno gênio por trás da Apple, costumava fazer uma pergunta a si mesmo todas as manhãs: “Se hoje fosse o último dia da minha vida, eu ficaria feliz com o que estou prestes a fazer?”. Quando a resposta era negativa por dias seguidos, ele sabia que era o momento de fazer mudanças.

O hábito de Jobs, ainda que pareça irrelevante, diz muito sobre alguém extremamente bem-sucedido. O empresário estabeleceu uma rotina que o mantinha sempre inquieto e em busca de algo com real significado. Vale a reflexão de que um pequeno hábito matinal pode representar uma grande virada.

É possível adaptar o ritual matinal de Jobs, fazendo-se perguntas mais abrangentes como, por exemplo: Como quero me sentir? Quem desejo ser? Como quero viver? Claro que são questões amplas e até filosóficas, mas vale pensar a respeito para implementar melhorias na rotina e sair do piloto automático.

 

Viu só como criar uma rotina matinal faz grande diferença? Referências globais também adotam pequenos hábitos para encarar responsabilidades gigantescas. Claro que nada próximo do desafio de conciliar estudos, estágio, família, bar, festas… Ufa! Vida de universitário não é fácil mesmo, mas vale a pena utilizar as manhãs como preparação para um grande dia. Para finalizar, a última dica para dar mais um up na sua rotina: veja como definir e cumprir suas metas. Afinal, como diz o gato, no livro “Alice no País das Maravilhas”: “Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”.