29 ago Juramento de formatura: o texto de cada curso

colação de grau marca a grande conquista do estudante, que se torna oficialmente um profissional na área em que escolheu atuar. Um dos momentos mais importantes da cerimônia é o pronunciamento do juramento do curso, quando cada formando se compromete a exercer a profissão escolhida com competência, ética e dedicação.
 


Hora de dar orgulho pra galera

 
Nos eventos de colação de grau, o juramento costuma ser feito por um aluno definido previamente pela turma, enquanto os demais acompanham ao repetir as frases citadas.
Pode parecer uma simples formalidade, mas os estudantes devem ter alguns cuidados na hora do pronunciamento. Algumas atitudes inadequadas durante o juramento podem até mesmo fazer a colação de grau ser invalidada.
 


No juramento não pode fazer gracinha, ein!

 

  • A hora do juramento exige seriedade. Evite conversar com o colega do lado ou fazer brincadeiras;
  • Siga exatamente o texto previsto no juramento;
  • O juramento deve ser feito de pé, em um tom de voz firme e pausado;
  • Há casos em que a universidade invalida a colação de grau caso o texto do juramento seja alterado ou acrescido de “piadinhas”. Ninguém merece ter a formatura atrasada por causa de um deslize desses!

 
 

Juramento dos cursos

Outro ponto importante é que o texto do juramento varia de acordo com o curso. Abaixo, listamos os juramentos de formatura de alguns dos principais cursos universitários.
Caso o juramento do seu curso não esteja aqui, mande um e-mail pra gente.

 

Administração

“Prometo dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o Código de Ética, objetivando o aperfeiçoamento da Ciência da Administração, o desenvolvimento das Instituições e a grandeza do homem e da pátria”.
 

Agronomia

“Prometo, no exercício da minha profissão de Engenheiro Agrônomo, consciente da responsabilidade que me é confiada, dar à nossa terra mais do que ciência e técnica, algo vindo do coração, sabendo respeitar sua riqueza e tendo a sensibilidade de suprir suas necessidades, procurando, sempre, com fé, honra e ética profissional, a plena execução de meus deveres, seguindo os ditames da minha consciência, honrando o legado de meus pais e mestres, em perfeita harmonia entre os homens e a natureza”.
 

Arquitetura e Urbanismo

“Juro que, no cumprimento do meu dever de arquiteto urbanista, empregarei a ciência com dignidade, dinamismo e respeito, participando com amor e empenho nas grandes e pequenas obras, não me deixando cegar pelo brilho excessivo da tecnologia nem me esquecendo de que a opção de trabalho se fará a partir da visão de justiça e ética que em mim se fizer presente. Defenderei a natureza, procurando projetar ou construir com critério e segurança, evitando a destruição da plenitude do equilíbrio ecológico. Colocarei então meu conhecimento científico voltado para o desenvolvimento e bem-estar da humanidade. Assim sendo, estarei em paz comigo e com Deus.”
 

Biomedicina

“Juro por toda minha existência cumprir com zelo e probidade todas as atividades inerentes à profissão de Biomédico que me forem confiadas. Juro diante de Deus e dos homens não medir esforços para exercer com dignidade e ética a Biomedicina. juro estar atento à evolução científica para empregá-la em prol da humanidade. Juro cumprir estes preceitos para poder usufruir da benevolência de Deus e da confiança dos homens.”
 

Ciências Biológicas

“Juro pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os princípios éticos do Biólogo exercer as minhas atividades profissionais com honestidade em defesa da vida, estimulando o desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico com justiça e paz.”
 

Ciências Contábeis

“Ao receber o grau de Bacharel em Ciências Contábeis, juro, perante a sociedade, exercer a minha profissão com dedicação, responsabilidade e competência, respeitando as normas profissionais e éticas. Juro adotar uma conduta profissional que observe sempre os meus deveres de cidadania, independentemente de crenças, raças ou ideologias, concorrendo para que meu trabalho possa ser um instrumento de controle e orientação útil e eficaz para o desenvolvimento da sociedade e o progresso do país. Comprometo-me, ainda, a lutar pela permanente união da classe contábil, o aprimoramento da Ciência Contábil e a evolução da profissão.”
 

Ciência da Computação

“Juro exercer minha profissão de Bacharel em Ciência da Computação, seguindo fielmente os caminhos da honestidade, da honra, da humildade e da justiça. Ser o disseminador do conhecimento e da informação. No cumprimento de minha missão, ser imparcial no desenvolvimento das grandes e pequenas obras. Comprometo-me buscar por mudanças, empregando novas tecnologias sempre em benefício da humanidade.”
 

Ciências Econômicas

“Perante Deus eu Juro fazer da minha profissão de Economista um instrumento não de valorização pessoal, mas sim utilizá-lo para promoção do bem estar social e econômico de meu povo e minha nação, cooperar com o desenvolvimento da ciência econômica e suas aplicações, observando sempre os postulados da ética profissional.”
 

Cinema

“Juro tudo fazer, para exercer com dignidade e responsabilidade, as atividades ligadas ao campo profissional, do cinema e audiovisual, fundamentadas na liberdade de expressão, cultural e artística.”
 

Design Gráfico

“Comprometo-me, no exercício da profissão de designer, cumprir os deveres inerentes do grau que me é conferido, subordinando-os aos preceitos da ética e honrando os ensinamentos ministrados, esforçando-me para contribuir no desenvolvimento tecnológico e cultural do Brasil e bem-estar da humanidade.”
 

Direito

“Juro, no exercício das funções de meu grau, acreditar no Direito como a melhor forma para a convivência humana, fazendo da justiça o meio de combater a violência e de socorrer os que dela precisarem, servindo a todo ser humano, sem distinção de classe social ou poder aquisitivo, buscando a paz como resultado final. E, acima de tudo, juro defender a liberdade, pois sem ela não há Direito que sobreviva, justiça que se fortaleça e nem paz que se concretize.”
 

Educação Física

“Juro, pela minha fé e minha honra e de acordo com os princípios éticos do Profissional de Educação Física, exercer com dignidade, zelo e competência as minhas atividades profissionais em prol da saúde e educação de toda a população, bem como da prática esportiva dos atletas atendendo determinações legais decorrentes da exclusividade desta profissão na prestação de serviços a sociedade neste campo, destacando meu papel de educador, estimulando o desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico, para um estilo de vida ativo e o bem-estar de todos”.
 

Engenharia

“Prometo que, no cumprimento do meu dever de Engenheiro não me deixarei cegar pelo brilho excessivo da tecnologia, de forma a não me esquecer de que trabalho para o bem do Homem e não da máquina. Respeitarei a natureza, evitando projetar ou construir equipamentos que destruam o equilíbrio ecológico ou poluam, além de colocar todo o meu conhecimento científico a serviço do conforto e desenvolvimento da humanidade. Assim sendo, estarei em paz Comigo e com Deus.”
 

Farmácia

“Prometo que, ao exercer a profissão de Farmacêutico, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência. Nunca me servirei da profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, gozem, para sempre, a minha vida e a minha arte, de boa reputação entre os homens. Se dele me afastar ou infringi-lo, suceda-me o contrário”.
 

Fisioterapia

“Juro, por Deus e minha família, diante de meus mestres que me dedicarei à Fisioterapia com honra dignidade, respeitando a vida humana desde a concepção até a morte, jamais cooperando em ato que voluntariamente se atente contra ela, ou que coloque em risco a integridade física, psíquica e social do ser humano; dispondo todo meu conhecimento, talento e inteligência para a promoção, proteção e recuperação da saúde. Repassarei meus conhecimentos sempre que se fizer necessário e agirei com humildade e honestidade.”
 

Geografia

“Prometo, diante de minha consciência, exercer a profissão de educador, com capacidade e eficiência, respeitar a dignidade dos alunos, promover o conhecimento da natureza, dos recursos e fatos geográficos e sociais, buscando sua consciente interpretação como instrumento de realização individual, de grupos e de sociedades organizadas, principalmente de nosso país.”
 

História

“Prometo, diante de minha consciência, exercer a profissão de educador, com capacidade e eficiência, respeitar a dignidade dos alunos, promover o conhecimento da natureza, dos recursos e fatos históricos e sociais, buscando sua consciente interpretação como instrumento de realização individual, de grupos e de sociedades organizadas, principalmente de nosso país.”
 

Jornalismo

“Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais, através da crítica e análise da sociedade, visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.”
 

Letras

“Prometo, diante de minha consciência, exercer a profissão de educador, com capacidade e eficiência, respeitar a dignidade dos alunos, promover o uso da linguagem como instrumento de realização do ser humano e da língua portuguesa como elemento básico de comunicação dos brasileiros e expressão máxima da cultura nacional.”
 

Medicina

“Eu juro que ao exercer a arte de curar mostrar-me-ei fiel aos preceitos da honestidade, caridade e da ciência. Penetrando no interior dos lares, meus olhos serão cegos, minha língua calará os segredos que me forem revelados, os quais terei como preceito de honra. Nunca me servirei da profissão para corromper os costumes e favorecer o crime. Se eu cumprir este juramento com fidelidade goze eu, para sempre, a minha vida, minha arte de boa reputação entre os homens. Se o infringir ou dele me afastar, suceda-me o contrário”.
 

Nutrição

“Prometo que, ao exercer a profissão de nutricionista, o farei com dignidade e eficiência, valendo-me da ciência da nutrição, em benefício da saúde da pessoa, sem discriminação de qualquer natureza. Prometo, ainda, que serei fiel aos princípios da moral e da ética. Ao cumprir este juramento com dedicação, desejo ser merecedor dos louros que a profissão proporciona.”
 

Odontologia

“Prometo que, ao exercer a Odontologia, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência; nunca me servirei da profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, goze eu para sempre, a minha vida e a minha arte, de boa reputação entre os homens.”
 

Pedagogia

“Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, dentro e fora da escola, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo trabalhar por uma educação para a responsabilidade social, ética e política. Por uma educação comprometida na luta pela conscientização da sociedade e pela formação de pessoais críticas e conscientes, pois são elas que constroem a história.”
 

Psicologia

“Como psicólogo, eu me comprometo a colocar minha profissão a serviço da sociedade brasileira, pautando meu trabalho nos princípios da qualidade técnica e do rigor ético. Por meio do meu exercício profissional, contribuirei para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão, na direção das demandas da sociedade, promovendo saúde e qualidade de vida a cada sujeito e a todos os cidadãos e instituições.”
 

Publicidade e Propaganda

“Como comunicólogo prometo buscar meus ideais, seguindo a meta de trabalho livremente escolhido por mim. E da mesma maneira, comunicar com ética, honestidade e responsabilidade aquilo que me foi transmitido. Prometo remover todos os obstáculos que impeçam a aproximação cada vez maior entre os seres, e fazer com que possam compreender a transcendência da comunicação e sua função na sociedade e na humanidade.”
 

Relações Internacionais

“Juro, dedicar minha vida profissional ao desenvolvimento do meu país e da humanidade, respeitando os preceitos da ética e da moral; exercendo minhas funções no campo das relações internacionais, com consciência e dedicação. Afirmo que nenhuma fronteira representará obstáculo em qualquer parte do mundo. Sempre manterei elevados os ideais das relações internacionais, e preservarei as tradições do meu país, seu prestígio e sua honra onde quer que eu esteja.”
 

Serviço Social

“Comprometo-me a exercer, com dignidade e respeito, a profissão de Assistente Social, buscando ser criativo, humano, sensível e atento às questões sociais, fazendo da escuta, da observação e da intervenção, hábeis instrumentos de trabalho. Comprometo-me a ter como parâmetro de minhas ações os valores da democracia, liberdade e cidadania, fundamentos no direito de cada cidadão. Comprometo-me a trabalhar conforme os princípios éticos da profissão, defendendo os direitos e a emancipação da população. Comprometo-me a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e menos excludente.”
 

Turismo

“Prometo, como bacharel em turismo, dedicar-me à pesquisa e ao desenvolvimento sustentável do turismo; empenhar-me pelo engrandecimento do fenômeno turístico, no brasil e no mundo; preservar o turismo como instrumento de paz, bem estar e entendimento entre povos e zelar pelos valores éticos da profissão.”[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]  
Caso o juramento do seu curso não esteja aqui, mande um e-mail pra gente: marketing@grupopromove.com.br
Se você é o responsável também pelo discurso da turma, temos um post com todas as dicas para tirar onda na hora de falar em público.
Só clicar neste link: COMO FAZER DISCURSOS DE FORMATURA QUE FICAM NA HISTÓRIA
 


Conteúdo desenvolvido pelo Grupo Promove – Empresa de Formatura Rio de Janeiro. 
A reprodução integral ou parcial só é permitida com o devido crédito.
Tags: